Combate à corrupção fomenta a procura por estudos na área de Direito Público

2 de outubro de 2016

combate-corrupcao-direito-publico

A entrada de normas como a  Lei Anticorrupção e, principalmente, o avanço das operações de combate à corrupção no Brasil,  como a Lava Jato, têm alavancado não somente o debate público a respeito dos temas como também a necessidade de estudos mais profundos na área do Direito Público, em especial os atos de corrupção praticados por agentes públicos e privados. Algumas importantes instituições de ensino criaram recentemente disciplinas exclusivas para tratarem da corrupção na gestão pública.

A faculdade de Direito da Universidade de São Paulo já disponibiliza em sua grade a disciplina “Corrupção na Administração Pública” para alunos do Mestrado e Doutorado. As aulas são ministradas pelo professor Gustavo Justino de Oliveira, que também é autor da Editora Fórum.

De acordo com o professor, a edição de novas leis como Ficha Limpa, Acesso à Informação, Conflito de Interesses e Anticorrupção, acrescido de ajustes constantes na Lei de Improbidade e nos Estatutos funcionais em geral, entre outros diplomas legislativos, são fatores que motivam uma reflexão sobre a efetividade do sistema brasileiro de combate à corrupção, sobretudo sob o ponto de vista da accountability e da responsabilização jurídica dos agentes públicos e privados que praticam estes atos ilegais. Para Gustavo Justina, tais mudanças abrem uma nova área de atuação, especialmente, para os advogados especialista em Direito Público.

Em entrevista para o portal Conjur, o professor da Fundação Getúlio Vargas – São Paulo e doutor em Direito Comercial, Mario Engler Pinto, conta que, ultimamente, tem se observado o aumento do número estudantes vindos do setor púbico e de advogados que atuam no setor privado, mas lidam com questões de Direito Púbico. E foi por causa desse crescimento que a FGV-SP criou o Programa de Mestrado Profissional em Direito Público.

Evento sobre combate à corrupção

Os congressos e fóruns que debatem o fenômeno da corrupção também ganham força neste momento de grande reflexão e necessidade de atualização para os profissionais do Direito Público. Uma boa oportunidade é a 10ª edição do Fórum Brasileiro de Combate à Corrupção na Administração Pública. O evento, que já é tradicional na agenda dos gestores públicos no país, ocorrerá nos dias 8 e 9 de dezembro, em Cuiabá, Mato Grosso.

Livros de corrupção na administração pública

No mercado editorial já se encontra grandes obras que abordam o tema.  Na post 7 livros sobre corrupção no Brasil que todo jurista deveria ler você encontra livros interessantes de autores como Lucas Rocha Furtado, Juliano Heinen, Helio Saul Mileski, Maurício Zockun, entre outros.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *