O criminal compliance como instrumento de prevenção da criminalidade econômica no âmbito das instituições financeiras

30 de novembro de 2016

criminal-compliance

Na atual configuração da sociedade capitalista, as instituições bancárias atuam como protagonistas, assumindo funções que vão além da simples intermediação do capital. Tamanha importância fora conquistada ao longo dos anos, com o desenvolvimento das relações econômicas tanto em nível local como global, sendo o dinamismo destas um dos traços marcantes do atual contexto social. Neste cenário, os bancos tornam-se ambientes sensíveis à criminalidade, em que a conformidade dos processos internos com a lei buscada através do compliance apresenta-se como uma importante ferramenta na prevenção de crimes de natureza econômica.

Leia o artigo completo de autoria dos advogados e mestres em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Álisson dos Santos Cappellari e  Vicente Cardoso de Figueiredo, publicado na edição número 6 da Revista Fórum de Ciências Criminais – RFCC

Download do Artigo

Mais sobre a RFCC

Para você conhecer os demais artigos, listamos neste link, o sumário da última edição da Revista Fórum de Ciências Criminais – RFCC.  Aproveite para conhecer melhor os temas com conteúdos de autores renomados clicando aqui.

Boa leitura.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *