4 livros que todo advogado público deve ter em sua biblioteca

livros-advogados-publicos

Os advogados públicos são profissionais com papeis muito importantes para a gestão pública e a sociedade civil. Atuam desde o controle da legalidade, a defesa da instituição administrativa, defesa do interesse público e também dos direitos constitucionais.  O advogado público deve exercer o trabalho com autonomia e independência para defender tanto a população quanto o Estado.  Sendo assim, é fundamental que estejam bem preparados para aplicar o Direito. Para isso, fizemos uma lista de livros obrigatórios em qualquer mesa de trabalho dos advogados públicos. Confira:

 

Advocacia Pública – 2ª edição – Atualizada de Acordo com o CPC 2015

Autor: Cláudio Madureira

Este livro é sobre a advocacia pública; sobre o papel dos procuradores na conformação das posturas administrativas aos limites impostos pelo ordenamento à intervenção do Estado na esfera das disponibilidades jurídicas do cidadão.

Conheça a obra

 

 Advocacia Pública Estadual

Coordenadora:  Fernanda Marinela

Este livro se destaca pela atualidade dos temas, pela experiência e proximidade dos autores das carências e dificuldades enfrentadas pelos gestores públicos no dia a dia e pela capacidade de propiciar novos caminhos para as infrutíferas reformas administrativas e do sistema de justiça, que até aqui relegaram, a segundo plano, a função advocatícia, mormente a pública, na sua institucionalidade e essencialidade à atividade jurisdicional do Estado, sobretudo para a superação da cultura do conflito e do litígio tão impregnada na formação dos operadores do direito.

Conheça a obra

 

Prerrogativas da Advocacia Pública

Coordenador: Luiz Henrique Sormani Barbugiani

As prerrogativas da Advocacia Pública devem ser analisadas de maneira finalística, com atenção devida à razão de sua existência que, por sua vez, desponta com maior transparência na atuação cotidiana dos causídicos na defesa e na promoção do interesse público. O combate à corrupção, o exercício independente da função pública e a maior eficiência na consecução do interesse público dependem necessariamente da existência e do resguardo de prerrogativas, por isso, a importância de seu estudo em suas diversas facetas e multidisciplinariedade de enfoques.

Conheça a obra

 

Advocacia de Estado – Questões Institucionais para a Construção de um Estado de Justiça

Autores:  Jefferson Carús Guedes e Luciane Moessa

É importante ressaltar o pioneirismo desta obra sobre Advocacia de Estado, no sentido de reunir não assuntos de direito material que possam ser de interesse da carreira, mas sim contribuições que versam sobre aspectos institucionais de grande relevância e atualidade, as quais são complementares entre si e, se não revelam consenso em todos os assuntos, certamente apontam para algumas convergências e evidenciam avanços já conquistados e por conquistar.