8 profissões jurídicas que estão em alta em 2016

aumento-numero-escritorios-advogados-brasil

 

Pesquisa da empresa de recrutamento Michael Page levantou as profissões que estarão em alta em 2016. Entre elas, estão 8 posições jurídicas.  São profissões que conseguem absorver novas atribuições e funções dentro das empresas, expandindo metas, otimizando custos e eficiência.

Veja quais são:

Gerente Tributário

Ele garante que a empresa estará em dia com as obrigações fiscais, dando suporte em áreas internas em consultoria tributária. Também foca no estudo de incentivos, regimes especiais e novas leis que possam reduzir o pagamento de taxas e impostos, aumentando a eficiência dos negócios. Com o atual governo flertando com o aumento dos tributos e as constantes mudanças nas leis, o profissional deve estar no radar das empresas. Formação em Contábeis ou Direito, com especializações em direito tributário e bom domínio do inglês é importante. A passagem por consultorias é um diferencial.

Head do Departamento Jurídico

O âmbito jurídico também tem sua parcela de importância para o sucesso das empresas. O profissional é responsável por qualquer demanda jurídica, atuando em todas as frentes. Facilidade em relacionamento com as outras áreas de negócio, inglês e saber gerir escritórios é indispensável. Transitar entre as áreas da empresa também é hoje algo essencial para este profissional.

Gerente de Contencioso de Volume

É o responsável por liderar operações com alto volume de processos e as equipes que atuam nessa área, além de fazer a gestão da contingência processual, analisando e administrando os riscos de cada carteira, traçando estratégias para melhorar a rentabilidade. A conjuntura do país fará a profissão ficar em alta, pois o volume de processos irá aumentar de uma maneira geral, com foco na área cível, ações de recuperação de créditos, indenizatórias e área trabalhista, que terá bastante demanda devido ao grande número demissões e rescisões que ocorreram neste último ano. O perfil do profissional deve ser híbrido, pois deve conciliar a questão técnica com a habilidade administrativo-financeira. Também deve ser um bom desenvolvedor de estratégia para aumentar rentabilidade.

Advogado Sênior/Gerente na área de Fusões e Aquisições

Compõe a área jurídico-consultiva da empresa ou escritório e é responsável pela elaboração desde os atos societários mais simples aos mais complexos. A atual conjuntura político-econômica e a alta do dólar estabelecem uma tendência de aquisições de empresas nacionais por investidores estrangeiros, dando uma expectativa positiva a esse profissional. O perfil desejado consiste em habilidade técnica e experiência em execução de fusões, junto com inglês já que muitas das operações envolvem investidores estrangeiros.

Gestor de compliance/riscos/auditoria

É responsável por fazer o diagnóstico, mitigar riscos e garantir a transparência dos processos da empresa, de acordo com a lei e políticas corporativas vigentes. O profissional   implementa controles e políticas necessários para redução de risco e fraude, sem tornar a empresa excessivamente burocrática.

Advogado especialista em recuperação judicial

O profissional representa companhias sem condições de honrar seus compromissos financeiros com o objetivo de evitar a sua falência. Deve possuir formação em direito, especialização e/ou mestrado na área cível e de processo civil.

Advogado especializado em arbitragem

O advogado usa método e ambiente alternativos ao Poder Judiciário, que oferecem decisões mais ágeis e técnicas para a solução de controvérsias entre empresas, por exemplo. Ele deve ter formação em direito, pós-graduação na área de arbitragem. Um grande diferencial é a formação em escolas no exterior.

Advogado Trabalhista

No âmbito consultivo, lida com questões relacionadas às relações de trabalho tanto ao lado de empresas quanto de profissionais. Na atuação contenciosa, o advogado trabalhista representa empresas ou funcionários. O perfil desejado é de formação jurídica, com especialização e/ou mestrado na área trabalhista e de processo do trabalho.