Best Sellers: os 10 livros jurídicos mais vendidos na Livraria Fórum em 2018

28 de dezembro de 2018

 

Em 2018,  ocorreram as eleições, o fim do prazo para adaptação das empresas públicas à nova Lei das Estatais,  os 30 anos da Constituição Federal, o fortalecimento da área de compliance e das ações de combate à corrupção na gestão pública. Fatos que justificam o aumento da procura por conhecimento especializado nos temas e a necessidade de produção de conteúdos mais aprofundados. Por isso, entre os livros mais vendidos na Livraria Virtual Fórum este ano estão a “Coleção Tratado de Direito Eleitoral”, “Comentários à Lei das Empresas Estatais”, “Compliance: Perspectivas e Desafios dos Programas de Integridade”, “A República que ainda não foi”, entre outros. Confira abaixo a lista completa:

 

Coleção Tratado de Direito Eleitoral 

O Tratado de Direito Eleitoral representa a mais ambiciosa coleção de doutrinas em Direito Eleitoral no Brasil. A coletânea, que conta com a contribuição de mais de duzentos autores, compilou os principais estudos acerca dos mais atuais debates deste ramo do Direito, sistematizando-os em oito grandes temas: Direito Constitucional Eleitoral, Direito Partidário, Elegibilidade e Inelegibilidades, Propaganda Eleitoral, Financiamento e Prestação de Contas, Direito Processual Eleitoral, Abuso de Poder e Perda de Mandato e Direito Penal e Processo Penal Eleitoral. Assim, o Tratado de Direito Eleitoral vem para se tornar a principal fonte de pesquisa acadêmica e profissional em Direito Eleitoral existente até hoje.

Conheça a coleção

 

 

Como Combater a Corrupção em Licitações – Detecção e Prevenção de Fraudes

Autores: Franklin Brasil Santos e Kleberson Roberto de Souza

Quando se fala sobre fraude em licitações, logo nos vem à cabeça a palavra corrupção. A associação é quase imediata. Direcionamento, combinação, conluio, cartel. Tudo isso está intimamente relacionado à ideia de fraude nas compras e contratações públicas. E esse assunto tem dominado o noticiário. Fala-se muito sobre o tema. Mas pouco se fala sobre como detectar as fraudes ou como evitar que elas aconteçam. E é exatamente disso que trata este livro. Técnicas para detecção, ensinando a combater as fraudes mais comuns. E técnicas para prevenção, ensinando a reduzir os riscos mais críticos. Com isso, esperamos ampliar o debate sobre o tema, procurando alcançar a compreensão do problema e as possibilidades de solução.

Conheça a obra

 

 

Compliance Perspectivas e desafios dos programas de conformidade

Autores: Ana Frazão e Ricardo Villas Bôas Cueva

O objetivo do livro é oferecer uma visão sistematizada do compliance, que concilie sofisticação teórica com preocupações práticas. Na primeira parte, tem-se um tratamento mais introdutório e geral da matéria, com artigos sobre a origem e a evolução histórica do compliance, as suas funções, finalidades e requisitos. Na segunda parte, o livro reúne artigos com propósitos mais específicos, que exploram a questão sob a ótica dos diferentes atores envolvidos no processo, as distintas teorias que embasam ou dialogam com o compliance e suas várias perspectivas de aplicação. Por fim, na última parte, são abordadas as especificidades do compliance em múltiplos setores. Apesar de diferentes enfoques e abordagens, a obra mantém em seu conjunto a característica de harmonizar o viés descritivo com o viés crítico, oferecendo eixo comum de reflexões que poderá ajudar a compreensão das necessidades específicas de cada empresa

Conheça a obra

 

 

A República que ainda não foi – Trinta Anos da Constituição de 1988 na visão da escola de direito constitucional da UERJ

Coordenadores: Luís Roberto Barroso e Patrícia Perrone Campos Mello

O propósito deste livro é celebrar os trinta anos de vida da Constituição de 1988, a despeito dos vendavais, tempestades e crises de todos esses anos. Nele se contém uma amostra da valiosa produção acadêmica da Escola de Direito Constitucional da UERJ e da contribuição que tem oferecido para o desenvolvimento do direito constitucional no Brasil. Uma coletânea que expressa a pluralidade de visões dos seus autores, tendo por traço comum o compromisso com a democracia, a proteção dos direitos fundamentais e a efetividade da Constituição.

Conheça a obra

 

 

Licitações e Contratos das Estatais

Autores: Joel de Menezes Niebuhr e Pedro de Menezes Niebuhr

Nesta obra, os autores discorrem sobre as licitações e os contratos das estatais em conformidade com a Lei nº 13.303/16. A abordagem é didática e pretende oferecer luzes a fim de colaborar para a construção de entendimento sobre as novidades da Lei nº 13.303/16 e seus aspectos mais polêmicos, que rompem com o modelo de licitações e contratos tradicional, baseado na Lei nº 8.666/93. A Lei nº 13.303/16 abre novas perspectivas para as estatais, que precisam ser bem exploradas para não serem frustradas. Trata-se de título indispensável para as estatais e seus agentes, bem como, em especial, para os operadores do direito, advogados, promotores, juízes e membros dos tribunais de contas e controladorias.

Conheça a obra

 

 

Direito Constitucional – Teoria, História e Métodos De Trabalho – 2ª Edição

Autores: Cláudio Pereira de Souza Neto, Daniel Sarmento

Um dos propósitos deste livro é facilitar ao leitor o acesso ao debate teórico mais denso no domínio constitucional, hoje travado sobretudo no âmbito dos melhores programas de pós-graduação em Direito, mas fazê-lo numa linguagem simples, sem rebuscamentos desnecessários.

Conheça a obra

 

Manual de Processo Administrativo Disciplinar e Sindicância – 5ª Edição – Revista, Atualizada e Aumentada

Autor: Antonio Carlos Alencar Carvalho

Em abordagem inédita na doutrina brasileira, a obra conta com o diferencial da proposição de 127 súmulas elaboradas pelo próprio autor, as quais resumem os principais entendimentos sobre o processo administrativo disciplinar, a sindicância e o direito disciplinário, hauridos da jurisprudência, da casuística administrativa e da consagrada doutrina nos sistemas brasileiro, português, francês e espanhol.

Conheça a obra

 

 

Licenciamento Ambiental: Aspectos Teóricos e Práticos – 7ª Edição

Autor: Talden Farias

Já em sua sétima edição, este livro se propõe a discutir os aspectos mais importantes do licenciamento ambiental, servindo como obra de referência prática e teórica a todos os que estudam e/ ou trabalham com o tema.

Conheça a obra

 

 

Tratado de Direito Municipal

Coordenadores: Carlos Valder do Nascimento, Gilmar Ferreira Mendes e Maria Sylvia Zanella Di Pietro

A presente obra sobre assuntos relacionados com os municípios, tendo como ponto de partida a doutrina, a jurisprudência, as leis e a Constituição Federal, conta com a participação dos mais renomados juristas brasileiros e outros especialistas. Todos eles com intensa atividade voltada para o campo do direito público, além de conhecimento nas áreas de saúde e educação. Pela importância de que se revestem os temas abordados, houve necessidade de seu aprofundamento, daí sua concepção como tratado de direito municipal. A qualidade dos trabalhos alinhada aos aspectos teóricos e práticos dos artigos produzidos demonstra de modo cabal essa assertiva. Trata-se de precioso esforço no sentido de trazer a lume uma variedade de temas de palpitante atualidade, que servirão de base para os gestores e legisladores que acabam de ser empossados nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores com a responsabilidade de comandar os destinos dos municípios. Assim, reputa-se de suma importância para o alcance da meta para a qual foi concebido. Espera-se que cumpra os seus desígnios de ajudar a construir o alicerce que dará sustentação à estrutura e funcionamento dos municípios, entes autônomos da República Federativa do Brasil.

Conheça a obra

 

 

Comentários à Lei das Empresas Estatais

Autores: Jessé Torres Pereira Junior, Juliano Heinen , Marinês Dotti e Rafael Maffini

O estatuto das empresas públicas, das sociedades de economia mista e suas subsidiárias, que a Lei nº 13.303/2016 vem de veicular, em cumprimento à Emenda Constitucional nº 19/1998, dedica grande parte de suas disposições a princípios e normas que devem reger a atividade administrativa, nada obstante, empresarial. Daí a relevância de examinar-se o que estabelece a norma estatutária especial quanto ao desempenho dos agentes dessas empresas ao tomarem decisões de tão extensa quanto profunda repercussão sobre a ordem econômica e social do país. É o que os autores dos presentes comentários pretendem submeter à reflexão de seus leitores, apresentando:

• comentários minuciosos a cada dispositivo;

• casos práticos e possibilidades de incidência cada regra;

• perspectiva jurisprudencial presente em cada tema;

•modelos de editais relativos aos comentários à referida legislação.

Conheça a obra

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *