Presidente da ABCD abre 4º Congresso de Direito Constitucional

Emoção e homenagens marcaram a abertura do 4º Congresso Brasileiro de Direito Constitucional da ABCD, realizado no auditório do Conselho Federal da OAB, na noite da última segunda-feira, 16.

O presidente da ABCD, Marcelo Figueiredo, abriu os trabalhos pedindo um minuto de silencio em homenagem post mortem a professora Lúcia Valle Figueiredo e ao constitucionalista Jorge Carpizo McGregor. Outra homenagem foi dirigida ao presidente de honra da ABCD, José Afonso da Silva, presente no evento. Para Marcelo Figueiredo, o jurista merece reconhecimento como um dos principais constitucionalistas do País.

Para o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, é uma honra receber no Conselho Federal da Ordem um evento que proporciona a intensa capacitação dos doutores do direito. “A partir da Constituição de 1988, passamos a ter o Direito Constitucional em seu devido lugar, sendo a matriz de todo o Direito em nosso País; 88 foi uma guinada importante que fez com que o Direito Constitucional ocupasse seu verdadeiro espaço dentro das letras jurídicas mas, sobretudo, para realizar em favor da sociedade”, destacou Ophir na abertura do evento.

“Para nós da OAB é um pretígio apoiar esse congresso, não só porque temos na ABCD um grupo dos mais renomados profissionais que se dedicam ao estudo do Direito Constitucional, mas também porque reconhecemos, no programa e nos palestrantes apresentados, alta qualidade técnica para proporcionar aos advogados do DF o aprofundamento dessas essenciais questões constitucionais”, complementou o presidente da OAB/DF, Francisco Caputo.

O presidente da Fórum, Luis Cláudio, agradeceu a presença dos participantes do congresso e promoveu uma breve explanação sobre o trabalho da Fórum que em 2012 comemora 20 anos como empresa e 10 anos como selo editorial.

O 4º Congresso Brasileiro de Direito Constitucional segue até quarta-feira, 18.