Hoje é o Dia Mundial da Água

 

* Com informações da Agência Nacional de Águas (ANA)

Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992 com o objetivo de ampliar a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. A Fórum também se preocupa com a qualidade das nossas águas e promove o consumo sustentável entre os seus colaboradores.

Água e Segurança Alimentar 

A cada ano a ONU define um tema para abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. Em 2012 o tema é Água e segurança alimentar. Há sete bilhões de pessoas para alimentar no mundo hoje. Estatísticas dizem que cada um de nós bebe de 2 a 4 litros de água todos os dias, além da água utilizada para produzir o que comemos: produzir 1 kg de carne por exemplo consume 15 mil litros de água, enquanto 1 kg de trigo consome 1.500 litros.

Um bilhão de pessoas no mundo já vive em condições de fome crônica e os recursos hídricos estão sob pressão. Estes problemas estão conectados. Lidar com o crescimento da população e assegurar o acesso a alimentos nutritivos para todos requer uma série de medidas. E todos podem contribuir ao consumir produtos que fazem uso menos intensivo de água;  Reduzir o desperdício de alimentos (30% dos alimentos produzidos no mundo inteiro nunca serão consumidos e a água usada para produzi-los é perdida); produzir mais alimentos, de melhor qualidade com menos água e ter uma dieta saudável.

Site da  ONU

Idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o site oficial do Dia Mundial da Água serve como referência para todos os países obterem informações. O deste ano sobre  “Água e Segurança Alimentar” possui uma sessão que relaciona os eventos que acontecem por todo o mundo em celebração ao Dia Mundial da Água.

Clique aqui e confira a programação das comemorações do Dia da Água no Brasil

Recurso Natural 


Nosso planeta é formado por 97% por água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo e cerca de 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Ou seja, para o consumo de mais de sete bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra.

E você?

Você já parou para pensar mais seriamente nisso? Já imaginou a qualidade da água que estamos deixando para as gerações futuras, nossos filhos e netos? O futuro deles pode estar seriamente comprometido.

* Agência Nacional de Águas - ANA

Por isso, além das ações de órgãos responsáveis e dos governos, todos nós temos um importante papel individual e na conscientização para que se evite o desperdício e a poluição da água. Não é possível viver sem água. A saída é fazer um uso racional deste precioso recurso natural e utilizá-la com muita responsabilidade.

Realizar um consumo Sustentável é utilizar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. Para isso precisamos somente dar mais atenção com o que está ao nosso redor, no nosso ambiente.


Confira algumas dicas para utilizar melhor a água e evitar o desperdício:

Fonte: site Atitude Sustentável/UOL

1. Reutilize a água sempre que possível. Depois que usada para lavar roupa, ainda pode ser usada para lavar calçadas, por exemplo.
2. Opte por lavar as calçadas com balde, e não mangueira.
3. Quando for construir ou reformar a casa, opte por sistemas que ajudem a evitar o desperdício, como a reutilização da água do banho para a descarga ou espaços para armazenamento da água da chuva. A água captada pode ser usada para a limpeza de carros e calçadas e para a irrigação de jardins. Opte também por vasos sanitários que tenham duas opções de descarga.
4. Lembre que você não usa apenas a água que consumida diretamente para beber, cozinhar ou limpar – todos os produtos que você usa foram produzidos com consumo de água. Tente pesquisar os números e opte por aqueles têm um impacto menos e consuma apenas quando necessário. Esse consumo de água se chama Pegada Hídrica.
5. Economize água no dia-a-dia. Mantenha a torneira e o chuveiro fechados enquanto escova os dentes e se ensaboa no banho. O mesmo vale para lavar a louça.
6. Verifique os vazamentos da sua casa, tanto em canos como em torneiras. Fazer consertos e manutenção regulares evita o desperdício de água.
7. Cuidado com o tempo que fica no banho.
8. Faça uma limpeza prévia das louças, retirando o máximo de resíduos sólidos antes do momento de lavar.
9. Utilize a máquina de lavar louças ou a de roupa apenas quando estiverem com a capacidade máxima. Quando não for possível, regule o nível de água que será usado.
10. Faça o controle da utilização de água pela conta mensal. Aumentos significativos e repentinos podem representar um vazamento. Além disso, é possível ver se medidas de racionamento estão surtindo efeito.
11. Se você mora em condomínios, note que a conta da água é muitas vezes dividida igualmente entre os moradores. Nesses casos, é mais difícil de controlar o uso individual do recurso. Por isso, uma opção é tentar fazer uma campanha de conscientização coletiva entre os moradores.
12. Não jogue lixo nas ruas. Ele pode acabar contaminando os rios da região.

Cuide agora para não faltar depois…