Lançamento Fórum: “A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional Contemporâneo”, de Luís Roberto Barroso

12 de novembro de 2012

Nesta obra, publicada originalmente nos Estados Unidos e atualizada por uma preciosa tradução, devidamente revista pelo autor, Luís Roberto Barroso percorre, com domínio de causa e desembaraço, a literatura e a jurisprudência de diferentes países do mundo, delas extraindo alguns consensos relevantes.

Em seguida, com criatividade e ousadia, identifica a natureza jurídica da dignidade humana e seus diferentes conteúdos. Ao final, o autor aplica a caracterização jurídica que elaborou a um conjunto de casos moral e juridicamente difíceis, que são recorrentes em diferentes países partes do mundo. O livro se encerra com uma análise da jurisprudência brasileira na matéria.

Escrita durante o período em que Barroso passou na Faculdade de Direito da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, como Visiting Scholar, no ano de 2011, “A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional Contemporâneo” trata de um esforço notável para dar à dignidade humana uma dimensão jurídica e operacional, capaz de transformá-la em um conceito que possa ser utilizado produtivamente por juízes e tribunais.

Sobre o autor:

Luís Roberto Barroso  é Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Visitante da Universidade de Brasília (UnB). Mestre pela Universidade de Yale. Doutor e Livre-Docente pela UERJ. Visiting scholar, Universidade de Harvard. Conferencista Visitante nas Universidades de Poitiers, França, e Wroclaw, Polônia.

A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional Contemporâneo – A Construção de um Conceito Jurídico à Luz da Jurisprudência Mundial
Área específica:
Direito Constitucional
Áreas afins:
 Direito Internacional Público, Direito Público,Direitos Humanos, Filosofia
Páginas: 132
1ª Edição 2012

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *