Morre o advogado e autor José Nilo de Castro

9 de abril de 2012

Com enorme pesar, a Editora Fórum comunica o falecimento de José Nilo de Castro, na última sexta-feira, 6, em Belo Horizonte. Vítima de um câncer que atacou um de seus pulmões e duas costelas, seu corpo foi cremado na tarde de sábado, na capital mineira.

José Nilo de Castro, na ocasião do lançamento de sua obra "Hei de Vencer".

Advogado, professor, palestrante e referência no direito municipal brasileiro, José Nilo de Castro foi autor da obra autobiográfica “Hei de Vencer“, que tratava exatamente se seus propósitos da vida diante da doença e a relação de sua indignação cívica pelos descalabros na República. Ele também foi criador e diretor da Revista Brasileira de Direito Municipal – RBDM, e palestrante de diversos eventos realizados pela Fórum.

Nascido na cidade de Marliéria, no Vale do Aço, em 1940, José Nilo de Castro foi fundador e Diretor da JN&C – Advocacia Associada S/C e da JN&C Serviços, de Belo Horizonte. Em sua autobiografia “Hei de Vencer“, lançada em 2011, José Nilo de Castro sintetizou reflexões pessoais e intelectuais em vista de uma via prospectiva na intelectualidade jurídica e revelava sua luta contra a doença o vitimou. “A vida do ser humano é permanente desafio. Ninguém escapa aos riscos da vida. Lutar contra um inimigo do corpo físico é imposição pessoal de vida, que tem que ser encarada com destemor, confiança, fé e determinação, não importando o tipo e a qualidade da doença e dos males que assolam esse mesmo corpo físico“.

Em paralelo e de forma metafórica, José Nilo de Castro apontava na mesma obra: “a sociedade brasileira, a República e a jovem democracia brasileira estão corrompidas pelo câncer social nos costumes públicos, que precisa de imediato ser combatido e vencido. Diferentemente do câncer pessoal, no corpo humano, é o câncer social provocado por membros da sociedade, dos poderes e dos órgãos públicos“.

Clique aqui e reveja a entrevista dada por José Nilo de Castro à Editora Fórum, na ocasião do lançamento de seu livro “Hei de Vencer“.

Ainda não foi definido o local da Missa de Sétimo Dia.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *