Palestra aponta os acertos e os abusos contra a corrupção

5 de dezembro de 2011

Casos de corrupção sempre despertaram o interesse da opinião pública. A divulgação dos fatos, suspeitos e culpados provoca indignação e o desejo de que as punições sejam impostas a todos os envolvidos. O desequilíbrio aparece quando este desejo fica maior que os acontecimentos e os fatos acabam tomando uma dimensão nem sempre real ou justa. Para falar destes acertos e abusos contra a corrupção, o Advogado, Mestre e Doutor em Direito do Estado pela PUC-SP Pedro Estevam Serrano vai palestrar no próximo dia 08 de dezembro, quinta-feira, dentro da programação do VII Fórum Brasileiro de Combate à Corrupção na Administração Pública, em Brasília.

“Tremo internamente porque sei que, se o grosso das imputações é verdadeiro, também haverá inocentes ou pessoas com culpa menos grave sendo envolvidas e tendo a vida jogada para debaixo do tapete, numa sociedade em que imagem vale mais que realidade”, disse Pedro Estevam em recente artigo publicado na revista Carta Capital, em agosto deste ano.

A questão, segundo Pedro Estevam, é não separar o joio do trigo. Em alguns casos, as condutas individuais dos servidores públicos são contaminadas quando a imputação feita a um grupo de servidores públicos já é tida como verdadeira. “O sistema jurídico acaba não realizando seu fim maior em relação à corrupção. Colocar na cadeia quem realmente merece estar lá”. E, cumprir esta tarefa de diferenciar culpados de inocentes é, na opinião de Pedro Estevam, papel profissional da polícia, do Ministério Público e da jurisdição.

Não perca a palestra “Acertos e Abusos contra a Corrupção“, com Pedro Estevam Serrano. Este e outros temas referentes ao combate contra a corrupção serão discutidos ao logo dos dias 08 e 09 de dezembro, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, Quadra 6 – Lote 1 – Conj. A, em Brasília.

Clique aqui e confira a programação completa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *