Editora Fórum lança obras: uma sobre espaço urbano e outra sobre licitações em serviços de engenharia

Pensar a questão da cidade se torna fundamental nos dias atuais, ainda mais quando se tem essa “metamorfose do espaço”

A Editora Fórum acaba de lançar duas obras. A primeira, “A Divisão no Espaço Urbano“, de André Del Negri, oferece a interdisciplinaridade entre Geografia, Antropologia, Urbanismo, Sociologia, Economia e Direito, a fim de entender a política do espaço urbano e aumentar os teores de dignidade humana por meio do direito à moradia, um dos principais destaques da Constituição Federal de 1988.

O livro, o quarto do autor, propõe reconhecer como o Estado brasileiro assegura o direito à moradia e convive, ao mesmo tempo, com a divisão habitacional no espaço urbano, ajudando o leitor não iniciado a entender melhor a segregação socioespacial e as vias possíveis de combate à carência habitacional.

É um estudo que serve a cientistas sociais, geógrafos, historiadores, juristas, antropólogos, sociólogos e planejadores urbanos em geral e a quem mais se interessar pelo trabalho de construção de uma sociedade preocupada em avançar no traçado da inclusão do outro.

Sobre o autor

André Del Negri é mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de Direito Constitucional, Teoria da Constituição e Ciência do Estado na Faculdade de Direito do Triângulo mineiro da Universidade de Uberaba-MG. Está ligado à pós-graduação Lato Sensu em Direito Processual Democrático por intermédio da disciplina “Processo e Constitucionalidade”. É autor de extensa produção científica publicada em periódicos especializados e obras, entre as quais:

Obra sobre Licitações em serviços de engenharia chega a sua 2ª edição

São poucos os trabalhos sobre licitações e contratos de obras públicas e serviços de engenharia, e este, por certo, irá contribuir para aqueles que lidam cotidianamente com o tema.

A segunda obra,  “Licitações e contratos de obras e serviços de engenharia“, de Hamilton Bonatto, chega a sua 2ª Edição. Voltada para advogados, engenheiros, arquitetos e servidores públicos que trabalham com licitações e contratos de obras e serviços de engenharia, o tema do livro é discutido pelo autor Hamilton Bonatto, com base nos fatos recorrentes no dia a dia, não trazendo apenas a visão jurídica, mas também a de um engenheiro civil que passou quase duas décadas no chão de canteiros de obras, em contato com os problemas comuns da engenharia, desde a elaboração e coordenação de projetos, arquitetônicos e complementares, até a execução de obras.

“Licitações e contratos de obras e serviços de engenharia” percorre todo o caminho de uma contratação. Começando pelo planejamento à entrega da obra ou do serviço de engenharia, passando pela licitação, pelo contrato e pela fiscalização, sem fugir das discussões acaloradas sobre temas polêmicos, trazendo a experiência do gestor público, do secretário municipal, do dirigente estadual e do agente político.

Sobre o autor:

Hamilton Bonatto é Procurador do Estado do Paraná. Engenheiro Civil. Licenciado em Ciências e Matemática. Especialista em Direito Constitucional pela UNIBRASIL. Especialista em Construção de Obras Públicas pela Universidade Federal do Paraná. Teve atuação na Administração Pública em cargos do Poder Executivo como Secretário Municipal de Obras Públicas, Secretário Municipal de Educação, Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento do Litoral Paranaense, Coordenador do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro do Paraná, Superintendente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Chefe Regional do Instituto Ambiental do Paraná. No Poder Legislativo foi Vereador, Presidente de Câmara Municipal e Vice­Presidente da União dos Vereadores do Brasil – Regional Sul. Atuou como Advogado e foi assessor jurídico de Planos Diretores de Desenvolvimento Integrado. Atualmente é Procurador­Chefe do Núcleo Jurídico da Administração junto à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná. É Professor de Licitações e Contratos de Obras Públicas na Escola de Governo do Estado do Paraná.