10 filmes que todo advogado deve assistir

20 de agosto de 2017

Especialistas ouvidos pela revista Exame dão dicas de filmes obrigatórios para advogados e estudantes de Direito.

Confira:

12 homens e uma sentença

12-homens-e-uma-sentenca

O filme mostra o julgamento de um jovem acusado de ter matado o próprio pai. Dos doze jurados que vão decidir a sentença, onze têm certeza de que ele é culpado. Porém, um jurado insiste em aprofundar a investigação.

Dica da advogada Bianca Azzi, sócia da Salomon Azzi

O filme demonstra a importância de valorizar a hermenêutica jurídica, isto é, a interpretação das leis. “O filme revela por que a boa argumentação e a capacidade de persuasão são habilidades inegáveis de um bom advogado”, diz ela.

 

Minority Report

Minority-Report

No ano de 2054, uma divisão especial da polícia consegue prender criminosos antes que eles cometam seus delitos. Os problemas começam quando um oficial da própria polícia é acusado de um crime que ainda vai cometer.

Dica do professor Túlio Vianna (UFMG)

O filme ajuda a entender por que o Direito só pode julgar fatos passados e deve se abster de especular sobre fatos futuros. (“Minority Report”, 2002)

 

Erin Brockovich

Erin-Brockovich

Arquivista de um grande escritório de advocacia, Erin se interessa pelo caso de uma empresa de eletricidade cujos dejetos estavam contaminando a água de uma pequena cidade. Por anos, ela reúne provas para abrir uma ação judicial contra a companhia.

Dica da advogada Camila Dable, sócia da Salomon Azzi

Apesar de nunca ter se tornado advogada formalmente, Erin mostra que o envolvimento pessoal e a convicção na busca pela verdade são fundamentais para o sucesso na atividade.

 

 Um sonho de liberdade

Um-sonho-de-liberdade

Acusado pelo assassinato de sua esposa, um jovem banqueiro é condenado à prisão perpétua. Enquanto tenta se adaptar à vida atrás das grades, ele acaba criando laços de amizade com outro homem condenado a passar o resto da vida na prisão.

Dica do professor Túlio Vianna (UFMG)

O mérito do filme é mostrar claramente a questão prisional para quem não tem ideia do que é uma prisão. “Conhecer essa realidade é importante para qualquer estudante, não só para aquele que quer fazer carreira em direito penal”, afirma.

 

A firma

A-firma

Um jovem advogado recebe diversas vantagens e um alto salário para trabalhar em uma firma em Memphis, nos Estados Unidos. Logo percebe que o escritório está envolvido com lavagem de dinheiro da máfia e que todos os advogados que saíram ou tentaram sair da firma morreram misteriosamente.

Dica do advogado Fábio Salomon, sócio da Salomon Azzi,

O filme retrata o lado sórdido de algumas firmas de advocacia que se envolvem com negócios ilícitos. “Traz uma importante discussão sobre ética no Direito e a prática de manter em sigilo a relação do advogado com seu cliente”.

 

O advogado do diabo

O-advogado-do-diabo

Um jovem advogado com currículo imaculado é convidado a trabalhar em um caso milionário, em que seu cliente é acusado de matar a esposa, o enteado e uma criada. Durante o processo, porém, ele se dá conta de que o sócio principal do escritório tem um lado misterioso.

 Dica do advogado Bernardo Leite, sócio da Salomon Azzi

O filme demonstra um princípio básico do Direito: todos merecem uma defesa técnica, desde que haja ética por parte da defesa. “A linha entre a lei e a falta de ética sempre vai ser limítrofe e cabe ao bom operador do Direito jamais ultrapassá-la”, comenta Bernardo Leite, sócio da Salomon Azzi.

 

Carandiru

Carandiru

O filme relata os anos de atendimento voluntário do doutor Dráuzio Varella na Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru. O espectador descobre que um código penal paralelo organizava a vida dos detentos, dizimados em massa após uma rebelião.

Dica da advogada Maria Eliza Lambertini, sócia da Salomon Azzi

A história provoca uma reflexão profunda sobre o sistema penitenciário brasileiro. “É um prato cheio para estudantes e advogados atuantes na área de Direito Penal”, afirma.

 

A vida de David Gale

A-vida-de-David-Gale

David Gale trabalha como professor na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e é um ativista contra a pena de morte. Após o assassinato de uma colega de trabalho, ele é injustamente acusado e condenado à pena contra a qual sempre lutou.

Dica do advogado Renato Sapiro, sócio da Salomon Azzi.

O filme serve para refletir sobre a polêmica medida de punir criminosos com a morte. “O tema é atual, porque a pena é pleiteada por algumas células da sociedade”, diz Renato Sapiro, sócio da Salomon Azzi.

 

Notícias de uma guerra particular

Noticias-de-uma-guerra-particular

Dirigido por João Moreira Salles, o documentário mostra o cotidiano dos moradores da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. O filme traz entrevistas com traficantes, policiais e pessoas comuns que assistem de perto ao choque entre o crime e a lei.

Dica do professor Túlio Vianna (UFMG)

Para Túlio Vianna, professor de Direito Penal na UFMG, trata-se do melhor documentário sobre a guerra às drogas no Rio de Janeiro. “O mérito da produção está em mostrar muito bem os dois lados do conflito”, afirma.

 

O mercador de Veneza

O-mercador-de-Veneza

A história se passa em meados do século XVI , época em que as atividades comerciais e econômicas se aceleravam na Europa. Uma disputa se inicia depois que um agiota judeu e um mercador cristão firmam um contrato.

Dica da advogada Talita Matta, sócia da Salomon Azzi

Segundo Talita Matta, sócia da Salomon Azzi, o filme vale pela discussão interpretativa do negócio firmado entre os personagens. “Além disso, mostra que, quando a sede de justiça é exagerada, ela pode se voltar contra quem a pleiteia”, afirma.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *