13 revistas jurídicas digitais para o seu escritório de advocacia

28 de janeiro de 2020

A grande disponibilidade de conteúdo e de fontes de informação na internet proporciona ao advogado uma possibilidade ínfima para a sua pesquisa, seja para fundamentação de uma peça jurídica, análise de jurisprudência, doutrina, consulta às legislações, entre outros. No entanto, as informações se encontram dispersas e muitas vezes em fontes duvidosas. Achar o conteúdo certo às vezes pode despender muito tempo do advogado. Como diria o velho ditado que é mais atual do que nunca “tempo é dinheiro”.

Para facilitar a pesquisa, as revistas digitais jurídicas podem ser grandes aliadas dos profissionais do direito. Com conselhos editoriais compostos por juristas, professores e estudiosos, os periódicos já selecionam os temas mais importantes da sua área de cobertura, acompanhados de tendências jurisprudenciais, comentários sobre legislações, acórdãos e doutrinas assinadas por renomados pesquisadores.  Além disso, elas agregam as praticidades do ambiente digital, como busca integrada, disponibilidade de consulta 24 horas por diferentes dispositivos, acesso simultâneo por mais de uma pessoa do escritório, possibilidade de cópia e impressão de trechos selecionados, geração automática de arquivos PDF e EPUs para leitura offline em tablets, computadores e celulares.

Nós selecionamos para você, algumas revistas digitais que possuem todas as facilidades descritas acima que podem, e muito, trazer mais praticidade, conhecimento e produtividade ao seu escritório. Confira:

 

Revista Brasileira de Alternative Dispute Resolution – RBADR

Organizado pelo Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem conjuntamente com a Editora Fórum e em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Direito, Instituições e Negócios da Universidade Federal Fluminense (UFF), o periódico semestral é especializado no campo das vias alternativas de solução de conflitos, como a Arbitragem, a Mediação, o Dispute Board, a área de Desenho de Sistemas e, ainda, o tema da Online Dispute Resolution, dentre outras temáticas igualmente relevantes.

 

Revista Abradt Fórum de Direito Tributário – RAFDT

De periodicidade semestral, a RAFDT tem como objetivo ser uma referência em divulgação de produção científica para docentes e pesquisadores no campo do Direito Tributário. O periódico conta com conteúdos de doutrina e jurisprudência selecionada, além disso a revista possui o Informativo ABRADT Fórum de Direito Tributário.  O informativo traz um compilado dos julgados mais relevantes proferidos pelo Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, bem como apresenta as principais inovações normativas no ordenamento fiscal brasileiro.

 

Revista Fórum de Direito na Economia Digital – RFDED

Por meio de publicações de doutrina e jurisprudência comentada, o objetivo da revista é fomentar as discussões sobre a evolução das instituições de direito constitucional, civil, comercial, tributário, administrativo, trabalhista, penal, processual, sem prejuízo de diversas outras áreas sujeitas à regulação, como telecomunicações, bancário, securitário, infra-estrutura, dentre tantas outras, decorrente das inovações tecnológicas.

 

Revista Fórum Justiça do Trabalho- RFJT

Tradicional periódico com mais de 30 anos de circulação que publica mensalmente: doutrina escrita por especialistas de renome, abordando temas atuais e relevantes; a mais atualizada jurisprudência selecionada, proveniente dos Tribunais Superiores e dos TRTs, com acórdãos na íntegra e em ementários; prática; legislação e outros assuntos trabalhistas e previdenciários.

 

Revista Fórum de Direito Civil – RFDC

A Revista Fórum de Direito Civil é um espaço que privilegia temas contemporâneos que permeiam o cotidiano forense. O periódico se propõe a divulgar o pensamento jurídico, que ultrapassa o debate acadêmico para também considerar em sua construção as mais recentes decisões de nossos Tribunais Superiores, sem descuidar da necessidade de um constante diálogo com outras áreas do Direito.

 

Revista de Direito Empresarial – RDEMP

A revista é pautada em novidades do mercado empresarial e suas questões jurídicas, abrangendo temas como joint ventures, mecanismos de governança coorporativa, responsabilidade social e pluralidade dos sócios. Também oferece artigos e análises de outros campos do Direito que estão relacionados à área empresarial, tais como Direito Econômico, Administrativo e Tributário. Pela qualidade de seu conteúdo, obteve qualificação B1 no Qualis Capes e tornou-se referência entre profissionais de Direito Empresarial.

 

Revista Fórum Trabalhista – RFT

A RFT, pioneira da Editora Fórum no ramo do direito privado, surge como um periódico voltado ao direito do trabalho e ao direito processual do trabalho, em busca de constituir-se num canal para aqueles que se dedicam aos seus estudos, abrindo-se ainda campos para a atualização legislativa e para a divulgação de notícias e de jurisprudência

 

Revista Fórum de Ciências Criminais – RFCC

A Revista Fórum de Ciências Criminais  é uma publicação de excelência, voltada ao Direito Penal, Processual Penal e Criminologia, bem como a todas as áreas de conhecimento que permitam uma compreensão mais profunda das Ciências Criminais. Com um conselho editorial composto por professores das mais conceituadas universidades do país e do exterior, o periódico veicula artigos doutrinários tratando de temas atuais e relevantes. O periódico jurídico contém, ainda, seções de legislação e de jurisprudência, inclusive comentada, pretendendo manter o leitor atualizado e, assim, tornar-se de leitura obrigatória para aqueles que militam em tais áreas do conhecimento.

 

Revista Fórum de Direito Tributário – RFDT

Trata-se de um periódico especializado na prática da legislação tributária. São artigos, pareceres e decisões que discorrem sobre as normas e princípios que regem a administração, arrecadação, regulamentação e fiscalização de tributos. Os temas são abordados nas seções Doutrina, dividida em artigos e pareceres, e Jurisprudência Selecionada, com acórdãos — na íntegra e em ementários — e tendências jurisprudenciais — com decisões dos noticiários dos tribunais que, desta forma, não foram publicadas oficialmente.

 

Fórum de Direito Urbano e Ambiental – FDUA

Primeira publicação especializada em Direito Urbano e Ambiental, apresenta doutrinas sobre responsabilidade urbana e sustentabilidade, com o intuito de orientar e conscientizar profissionais interessados pelo tema. Jurisprudências e legislações também fazem parte desse periódico é referência em debates e discussões ligadas ao meio ambiente e suas leis.

 

Revista Brasileira de Direito Processual – RBDPro

Idealizada pelos integrantes da sempre lembrada Escola Processual do Triângulo Mineiro, a Revista Brasileira de Direito Processual tem por objetivo fomentar o debate científico, em âmbito nacional e internacional, assegurar a divulgação de ideias inovadoras e capazes de colaborar com o desenvolvimento da ciência processual prestando, com isto, benefícios sociais. Apresenta, em seus artigos e resenhas, grande parte da comunidade jurídica que se dedica à construção desta ciência.

 

Revista Brasileira de Direito Civil – RBDCivil

A  RBDCivil tem por objetivo fomentar o diálogo e promover o debate, a partir de perspectiva interdisciplinar, das novidades doutrinárias, jurisprudenciais e legislativas no âmbito do Direito Civil e de áreas afins, relativamente ao ordenamento brasileiro e à experiência comparada, que valorize a abordagem histórica, social e cultural dos institutos jurídicos.

 

Revista Fórum de Direito Financeiro e Econômico – RFDFE

O periódico apresenta produções científicas de duas importantes áreas do Direito, que abrangem todo o universo daqueles que, de alguma maneira, usam recursos públicos em suas atividades. Ao divulgar produções acadêmicas nacionais e internacionais, a RFDFE aproxima instituições relacionadas ao Direito Econômico e Financeiro, além de proporcionar ao leitor temas recorrentes a esses ramos, tais como: planejamento, concorrência, recursos minerais e petrolíferos, comércio internacional, reforma urbana e agrária, análises sobre a ordem econômica constitucional, abrangência da lex mercatoria, entre outros.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *