17 de janeiro: Dia dos Tribunais de Contas

17 de janeiro de 2024

Comemorado em 17 de janeiro, o Dia dos Tribunais de Contas marca a instalação da corte no Brasil no ano de 1893. O órgão está previsto na Constituição Federal e a atividade de fiscalização tem como objetivo garantir que o dinheiro público seja utilizado de forma eficiente atendendo aos interesses públicos.

Inicialmente, quando foi instalado, o Tribunal teve competência para exame, revisão e julgamento de todas as operações relacionadas com a receita e a despesa da União. A fiscalização se fazia pelo sistema de registro prévio. Com a Constituição de 1988, o Tribunal de Contas da União (TCU) teve a sua jurisdição e competência substancialmente ampliadas.

Entre suas atribuições, destacam-se o auxílio ao Congresso Nacional, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade e a fiscalização da aplicação das subvenções e da renúncia de receitas.

Além do TCU, existem 27 Tribunais de Contas estaduais e alguns municípios que contam com Tribunais de Contas específicos.

A FÓRUM e os Tribunais de Contas

A FÓRUM parabeniza os Tribunais de Contas pelo seu dia e pela notável importância como órgão máximo de “auxílio de natureza técnica e especializada ao Poder Legislativo no exercício do controle externo da Administração Pública”.

Ao longo de toda a sua trajetória, a editora dedicou-se em contribuir não somente para o aperfeiçoamento desses órgãos — missão essa feita com total diligência — como também se empenhou em fazê-los conhecidos, entregando-lhes sua devida importância no fortalecimento do estado democrático de Direito.

O primeiro livro lançado em 2003 pela FÓRUM, cumpre destacar, trouxe essa temática, abordada de forma inédita à época. “Tribunais de Contas do Brasil“, assinado por Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, foi lançado por ocasião do Congresso dos Tribunais de Contas dos países de língua portuguesa, na embaixada do Brasil em Lisboa, Portugal. As duas edições, inclusive, esgotaram-se rapidamente.

Além de uma vasta biblioteca dedicada aos temas recorrentemente desafiadores a esses órgãos, a FÓRUM também realiza cursos, palestras e eventos em geral, com o objetivo de promover a constante qualificação dos Tribunais de Contas do Brasil.

Leia mais

De norte a sul: eventos da FÓRUM ganharam o país em 2022

Além disso, com a Plataforma FÓRUM de Conhecimento Jurídico®, a FÓRUM mantém-se diariamente na rotina de membros, servidores e colaboradores de 26 Tribunais de Contas em todo o país.

É um orgulho para a FÓRUM servir e promover o conhecimento aos Tribunais de Contas do país, com grande parte do acervo literário dedicado aos temas do controle externo.

“É por meio de instituições de controle que os fatos podem ser apurados de maneira supragovernamental e, a partir disso, elementos e subsídios para apoiar políticas públicas de redução da pobreza, equidade de gênero, dívida pública, entre outras bandeiras, venham à tona. Essas são bandeiras da FÓRUM também”, destaca a Diretora-Executiva da FÓRUM, Maria Amélia, ao falar da importância dos Tribunais de Contas para o devido exercício da cidadania.

>>> Saiba mais sobre a Plataforma FÓRUM de Conhecimento Jurídico®.

Livros sobre Tribunais de Contas

Entre as publicações mais recentes estão:

A investidura no Tribunal de Contas, de Geraldo Costa da Camino;

Tribunal de Contas da União e a nova Lei de Licitações e Contratos*, de Ana Luiza Jacoby Fernandes (*livro em pré-venda);

Processo do Tribunal de Contas da União, de Benjamin Zymler e Francisco Sérgio Maia Alves

Tribunal de Contas e Combate à Corrupção”, de Saulo Marques Mesquita;

Improbidade Administrativa e Tribunais de Contas”, de Fabrício Motta e Ismar Viana;

Controle Externo Contemporâneo”, de Luiz Henrique Lima;

Contas Governamentais e Responsabilidade Fiscal”, de Weder de Oliveira, Luiz Henrique Lima e João Batista Camargo;

O Tribunal de Contas e a Proteção do Patrimônio Cultural”, de Izabel Vicente Izidoro da Nóbrega;

Regimento Interno e Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União”, de Jorge Ulisses Jacoby Fernandes;

Tribunal de Contas Democrático”, de Ariane Shermam, Rita Chió Serra e Licurgo Mourão;

Os Tribunais de Contas, a Pandemia e o futuro do Controle”, de Edilberto Carlos Pontes Lima.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *