4 vantagens para ter uma plataforma de livros jurídicos digitais em sua instituição

15 de julho de 2021

 

 

A era digital proporcionou diversas mudanças no consumo de conteúdo. Uma delas está atrelada ao avanço no uso dos dispositivos móveis e da popularização do acesso à internet. Agora a busca por informação não está mais limitada aos meios tradicionais, como jornais, revistas e livros impressos, além dos espaços físicos como bibliotecas e bancas de revistas. 

Smartphones, tablets e notebooks se tornaram as principais vias de consulta. De acordo com a 32ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) este ano, o Brasil tem hoje dois dispositivos digitais por habitante, incluindo smartphones, computadores, notebooks e tablets. Segundo a FGV, são 440 milhões de dispositivos digitais em uso no Brasil (corporativo e doméstico).

Neste contexto, as instituições públicas e privadas devem estar atentas a esta nova demanda de comportamento, que também inclui estudantes, pesquisadores e professores que passaram a ter o ambiente digital como principal meio para a busca de conhecimento. Uma boa solução para esta necessidade é contar com um acervo de livros digitais. Com a plataforma, é possível que os profissionais realizem as suas pesquisas de forma online, simultânea e de qualquer lugar.

No caso dos profissionais que atuam na área jurídica, a busca por fontes de informação com permanente atualização é imprescindível para manter a boa qualidade do trabalho e segurança nas fundamentações. Para entender mais sobre os benefícios de ter uma plataforma de livros digitais, listamos 4 motivos, confira:

Acesso por dispositivos móveis

Com o acervo digital é possível acessar um livro a qualquer hora e lugar (que possui conexão de internet) por meio dos dispositivos móveis, o que proporciona mais liberdade ao usuário para pesquisar o conteúdo no momento em que precisa.

Acessos ilimitados e simultâneos

Um livro digital pode ser consultado por mais de um profissional ao mesmo tempo, o que elimina a fila de espera para a pesquisa como ocorre no formato impresso, já que a disponibilização do conteúdo está limitada à quantidade de exemplares ofertada pela biblioteca. Além disso, a equipe ganha em tempo de produtividade, pois não é necessário esperar a liberação do conteúdo que está disponível 24 horas por dia. 

Facilidade em realizar as pesquisas

Por meio de uma busca utilizando palavras-chave, o pesquisador encontra com mais facilidade o conteúdo que precisa para o seu trabalho. No ambiente digital, ele ganha agilidade e praticidade para extrair materiais importantes para a pesquisa.

Economicidade de recursos financeiros e espaço físico

Materiais impressos exigem espaço físico para armazenamento e serviços de manutenção do acervo. Com o digital, estes custos não existem, as obras não sofrem avarias, a atualização do conteúdo é simplificada, além de não haver mais perdas com empréstimos e gastos com logística.

Conheça a FÓRUM LIVROS® 

Presente na Plataforma FÓRUM de Conhecimento Jurídico®, a FÓRUM LIVROS® reúne importantes obras jurídicas publicadas pela FÓRUM, assinadas por renomados autores nacionais e internacionais, contendo estudos em diversas áreas do Direito. Organizados em séries ou por área de interesse, os livros aprofundam temas específicos da ciência jurídica e podem ser pesquisados, ao mesmo tempo, com a facilidade de impressão e exportação de trechos.

A Plataforma oferece o recurso de fazer anotações e marcações nos textos, buscar por palavras e expressões presentes no conteúdo que está lendo, criar pastas de estudos e compartilhar conteúdo. 

Outra funcionalidade é a possibilidade de fazer as referências de forma simplificada. Ao copiar e colar partes dos livros a referência bibliográfica permanecerá padronizada e pronta para uso, segundo as normas da ABNT.

Saiba mais sobre esta solução FÓRUM neste link.

 

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *