5 motivos para ter uma biblioteca digital de Direito em sua instituição de ensino

 

A era digital proporcionou diversas mudanças no consumo de conteúdo. Uma delas está atrelada ao avanço no uso dos dispositivos móveis e da popularização do acesso à internet. Agora a busca por informação não está mais limitada aos meios tradicionais, como jornais, revistas e livros impressos, além dos espaços físicos como bibliotecas e bancas de revistas. Os smartphones, tablets e notebooks se tornaram as principais vias de consulta. As bibliotecas digitais e plataformas online de informação estão cada vez mais ganhando espaço na preferência dos usuários. De acordo com a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o Brasil tem hoje dois dispositivos digitais por habitante, incluindo smartphones, computadores, notebooks e tablets.

Neste contexto, as instituições de ensino devem estar atentas a esta nova demanda de comportamento, que também inclui estudantes, pesquisadores e professores que passaram a ter o ambiente digital como principal meio para a busca de conhecimento. Uma boa solução para esta necessidade é a biblioteca digital. Com a ferramenta é possível que docentes e alunos realizem as suas pesquisas de forma online, simultânea e de qualquer lugar.

No caso dos cursos de Direito, a busca por fontes de informação com permanente atualização é imprescindível para manter uma boa qualidade do ensino. Para entender mais sobre os benefícios de ter uma biblioteca digital jurídica, listamos 5 motivos, confira:

Acessos ilimitados e simultâneos

Um livro digital pode ser consultado por vários alunos e professores ao mesmo tempo, o que elimina a fila de espera para a pesquisa como ocorre no formato impresso, já que a disponibilização do conteúdo está limitada a quantidade de exemplares ofertada pela biblioteca.

Economicidade de recursos financeiros e espaço físico

Materiais impressos exigem espaço físico para armazenamento e serviços de manutenção do acervo. Com o digital, estes custos não existem, as obras não sofrem avarias, a atualização do conteúdo é simplificada, além de não haver mais perdas com empréstimos e gastos com logística.

Facilidade em realizar as pesquisas

Por meio de uma busca utilizando palavras-chave, o pesquisador encontra com mais facilidade o conteúdo que precisa para o seu trabalho. No ambiente digital, ele ganha agilidade e praticidade para extrair materiais importantes para a pesquisa acadêmica.

Acesso por dispositivos móveis

Com a biblioteca digital é possível acessar um livro a qualquer hora e lugar (que possui conexão de internet) por meio dos dispositivos móveis, o que proporciona mais liberdade ao usuário para pesquisar o conteúdo no momento em que precisa.

Biblioteca Digital exclusiva para os cursos de Direito

Desenvolvida para ter o mais atrativo acervo digital para bibliotecas de instituições de ensino, a Biblioteca Digital de Direito-Seleção de Livros Acadêmicos soluciona as necessidades de aprendizado dos estudantes de Direito por meio da união do conteúdo de excelência com recursos tecnológicos, que proporcionam navegação intuitiva, facilidade de busca, ferramentas para auxiliar o aprendizado e interatividade. Trata-se de uma plataforma digital completa, composta por 46 livros jurídicos – certificados com o selo editorial FÓRUM de qualidade –, voltada para todos os períodos dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito.

Saiba mais dos benefícios da Biblioteca Digital de Direito.