6 carreiras jurídicas promissoras para 2017

21 de dezembro de 2016

carreira-juridica-promissora-2017

Pesquisa realizada pela revista Exame apontou as 65 carreiras mais promissoras em 2017, segundo consultores de recursos humanos ouvidos pelo periódico. Entre as posições com boas perspectivas para o próximo ano, estão 6 na área jurídica. Confira:

Gestor de Governança Corporativa

O profissional é responsável por garantir que a empresa adote melhores práticas de governança corporativa. As principais áreas de formação são administração, economia, engenharia. Especialização em auditoria e controladoria é desejável.

“As empresas estão cada vez mais atentas ao seu nível de governança, dadas as atuais circunstâncias. E esse cenário tende a se consolidar em 2017, com profissionais voltados à área de governança, orientando o rumo e ritmo dos negócios”, diz Celia Spangher, da Maxim Consultores.

 

Advogado especializado em compliance

O especialista em compliance tem como principal função verificar se as leis e regulamentos externos e internos são cumpridos pela empresa, além de promover a manutenção de boas práticas.

Segundo consultores de recrutamento, mais do que a formação técnica, as competências comportamentais têm peso significativo para esse mercado. “O profissional de compliance deve ter perfil investigativo, discrição, autonomia e retidão de conduta”, resume Camila Dable, da consultoria Salomon, Azzi. Como atualmente a maioria das posições desse mercado está em multinacionais, inglês fluente é imprescindível.

A carreira é relativamente nova no Brasil, e foi consolidada com o advento da lei anticorrupção, de 2013. Segundo Dable, a América Latina sempre teve um modelo pouco ortodoxo nas negociações público-privadas, o que trouxe desconfiança dos investidores em relação ao Brasil. Diante das transformações globais, a exigência por maior transparência e adesão às normas se traduz em oportunidades para especialistas em compliance. Rafael Revert, da Core Executive, indica que especificamente indústria farmacêutica tem demandado profissionais de compliance.

 

Advogado especializado em fusões e aquisições

O advogado especialista na área atua na intermediação das negociações que envolvem compra e venda de empresas. O perfil desejado é do profissional que possui graduação em direito e pós-graduação em direito societário ou empresarial. Inglês fluente é indispensável, ao passo que conhecimentos de espanhol também têm sido cada vez mais demandados. Além de boa formação técnica, experiência com fusões e aquisições também é fundamental.

Com a nova configuração política econômica, a desvalorização do real e a volta da confiança do mercado, as empresas brasileiras se tornam mais atrativas para os investidores, o que alavanca as operações de fusões e aquisições e cria oportunidades para advogados especializados no assunto, explica Camila Badaró, da Salomon, Azzi.

 

Advogado especializado em recuperação judicial

O profissional é responsável por representar as companhias sem condições de honrar seus compromissos financeiros, com o objetivo de evitar sua falência. A formação desejada é em direito, com especialização e/ou mestrado na área cível e de processo civil.

Segundo Renato Sapiro, da Salomon, Azzi, a crise econômica enfrentada pelo Brasil faz com que muitas empresas em dificuldades financeiras busquem esse mecanismo jurídico como forma de sobreviver. O resultado é a abertura de cada vez mais oportunidades de trabalho na área, ainda mais diante da natureza complexa do processo de recuperação judicial.

 

Advogado especializado em contencioso

O advogado contencioso trabalha em disputas ou conflitos de interesse das mais diversas naturezas, como cíveis, trabalhistas e tributárias, perante o poder judiciário. O perfil é graduado em direito, com especialização e/ou mestrado nas áreas cível, trabalhista, tributário e de processo civil.

O número de processos aumentou vertiginosamente em decorrência da crise enfrentada pelo país nos últimos anos. “Pelo contexto econômico e pela própria cultura litigiosa do brasileiro, a área contenciosa se sobressai em detrimento da área consultiva, o que intensifica a busca por especialistas”, avaliam Fábio Salomon e Bianca Azzi, da consultoria Salomon, Azzi.

 

Advogado de consultoria tributária

Este profissional atua no suporte em questões estratégicas às áreas jurídica, financeira e de operações de M&A (fusões e aquisições). O perfil é de graduado em direito, com pós-graduação em direito tributário. Inglês fluente é indispensável . Além da formação técnica, experiências em consultorias do grupo “Big Four” ou em escritórios de renome são muito valorizadas.

De acordo com Bernardo Leite, da Salomon, Azzi, a crise econômica faz aumentar o apetite do fisco. “Há necessidade de uma maior atenção ao planejamento tributário e desenvolvimento de teses que evitem novas autuações, além de uma busca cada vez maior pelo aproveitamento de créditos tributários”, explica ele. A previsão de um grande volume de fusões e aquisições também contribui para o aumento na demanda desse profissional. Além disso, a vigência da Lei de Repatriação de Recursos e a abertura de uma nova janela para regularização em 2017 abrirão oportunidades para advogados com especialização e experiência em tributação internacional, completa Leite. A Page Personnel também indica profissionais de nível de analista como promissores para o próximo ano.

 

Fonte: Exame

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *