7 dicas de livros jurídicos para aproveitar no Esquenta do Mês do Advogado

9 de julho de 2021

A FÓRUM promove até o final de julho, na loja virtual, o “Esquenta do Mês do Advogado”. A campanha é uma prévia das ações que ocorrerão em agosto nas celebrações do dia do advogado, comemorado no dia 11. 

No “esquenta” foram selecionadas obras renomadas com descontos de até 65%. Com tantas boas opções para você investir em mais conhecimento, selecionamos 7 dicas de publicações assinadas por doutrinadores reconhecidos.  Uma excelente oportunidade para enriquecer o seu acervo com novos livros

Na lista estão presentes obras de direito constitucional, administrativo, civil e tributário. Entre os autores, nomes como o constitucionalista português, José Canotilho, os ministros do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux, atual presidente da corte, e Edson Fachin, além de Cláudio Sarian e Eroulths Cortiano Junior.

Confira as nossas dicas:

 

A responsabilidade do Estado por actos lícitos

 

Autor: José Joaquim Gomes Canotilho

 

O livro tem como tema central a responsabilidade do Estado por actos lícitos. Ao texto original, acrescentou-se o enquadramento geral da problemática da responsabilidade na doutrina contemporânea.

 

Conheça a obra 

 

Como Combater a Corrupção em Licitações

 

Autores: Franklin Brasil Santos e Kleberson Roberto de Souza

 

Como detectar as fraudes ou como evitar que elas aconteçam. É disso que trata este livro. Técnicas para detecção, ensinando a combater as fraudes mais comuns. E técnicas para prevenção, ensinando a reduzir os riscos mais críticos. Com isso, esperamos ampliar o debate sobre o tema, procurando alcançar a compreensão do problema e as possibilidades de solução. Nesta terceira edição, os autores dobraram o conteúdo dos exemplos e ampliaram a abordagem de detecção de ilícitos, chegando a números impressionantes, que ilustram a grandeza da obra: 750 acórdãos do TCU compilados; 300 casos reais descritos; 20 riscos de fraudes em licitação mapeados e 25 controles sugeridos para mitigá-los, descrevendo em detalhes um modelo de Programa de Integridade para prevenção de fraudes em licitações.

 

Conheça a obra

 

Curso de Direito Financeiro e Tributário

 

Autores: Werther Botelho Spagnol , Luciano Ferraz , Marciano Seabra de Godoi

 

A obra trata dos temas fundamentais do direito financeiro e do direito tributário, com destaque para a harmonização da teoria e da prática, da doutrina e da jurisprudência, da academia e da militância profissional. A união de esforços dos autores – professores de importantes universidades do cenário nacional, além de profissionais de destaque nas áreas de referência – possibilitou que o livro alcançasse o equilíbrio entre o didatismo e o aprofundamento teórico-pragmático. Trata-se, portanto, de manual de obrigatória leitura para as escolas de direito e para os diversos segmentos profissionais que lidam com finanças públicas e relações tributárias. O livro é direcionado a estudantes de direito, advogados, magistrados e servidores do Poder Judiciário, membros e servidores do Ministério Público, dos Tribunais de Contas e dos órgãos de Controle Interno e Finanças da Administração Pública.

 

Conheça a obra

 

Diário de um Empreendedor Público – Cultura, poder e a presença distante das estrelas

 

Autor: Renato Fenili

 

Este diário se afasta de todo esse mainstream. É transgressor, em certa medida. Não traz fórmulas prontas, não traz alegorias demagógicas. Busca a verdade por trás da aparência, uma janela para um óbvio antes encoberto. Insatisfeito com o lugar-comum, vai às suas entranhas, faz a sua releitura e emerge com um senso mais maduro da realidade. O resultado é um marco sólido, dialogado, fluido. Passa a ser insumo mandatório aos que se debruçam sobre a temática e, seguramente, influenciará muito do pensamento sobre inovação no setor público brasileiro.

 

Conheça a obra

 

Gestão e Governança Pública para Resultados: Uma Visão Prática

 

Autores: Cláudio Sarian Altounian, Daniel Luiz de Souza e Leonard Renne Guimarães Lapa

 

O objetivo deste livro é contribuir com a sugestão de alguns caminhos para auxiliar todos os agentes públicos a agir, definindo, acompanhando e aprimorando a atuação dos órgãos ou entidades em que trabalham, de modo a facilitar o alcance de resultados efetivos para a sociedade.

 

Porém de uma forma diferente: abordando essencialmente aspectos práticos vivenciados na área da gestão pública e sugerindo alternativas para contornar as habituais resistências encontradas na elaboração e execução de uma estratégia consistente. Leitura essencial para todos aqueles que têm interesse no aperfeiçoamento das ações da Administração Pública em benefício da sociedade.

 

Conheça a obra

 

Jurisdição Constitucional III – República e Direitos Fundamentais

 

Autor: Luiz Fux

 

O leitor está diante do terceiro volume da obra Jurisdição Constitucional que apresenta, à semelhança das edições anteriores, votos de elevado impacto e profunda densidade teórica proferidos pelo Ministro Luiz Fux nos últimos anos no Supremo Tribunal Federal. Cada um dos votos proferidos é analisado com detalhes e rigor científico por magistrados, professores, pesquisadores e assessores no STF. Esta obra permitirá ao leitor não apenas conhecer o perfil decisório do Ministro Luiz Fux, como, também, descortinar o que há de mais contemporâneo e inovador no discurso teórico do direito brasileiro.

 

Conheça a obra

 

Jurisprudência Civil Brasileira – Métodos e Problemas

 

Autores: Carlos Eduardo Pianovski Ruzik , Luiz Edson Fachin e Eroulths Cortiano Junior

 

O livro traz artigos, construídos conforme eixos temáticos (“Família e Sucessões”; “Titularidades”; “Contratos e Responsabilidade Civil”; e “Pessoa e Mercado”), que têm como principal fio condutor a pesquisa jurisprudencial do Direito Civil brasileiro. O trabalho faz um balanço da aplicação judicial do direito civil (em seus temas mais candentes), depois de passados mais de 20 anos da Constituição e mais de 10 anos do novo Código Civil.

 

Conheça a obra

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *