7 livros imperdíveis no mês do aniversário FÓRUM

8 de janeiro de 2024

A FÓRUM celebra 32 anos no dia 14 de janeiro pautada na certeza de que o conhecimento bem aplicado melhora o mundo. Em sua trajetória, mais de 6 mil volumes de conteúdos do Direito e ciências afins foram elaborados, com a participação de mais de 15 mil renomados autores nacionais e estrangeiros. 

Em comemoração a mais um ano de sua atuação, durante o mês de janeiro, os livros disponíveis na Loja Virtual FÓRUM estarão com até 80% de desconto. São obras de diversas áreas jurídicas, best-sellers, lançamentos com preços especiais até o dia 31 de janeiro de 2024.

Para você aproveitar esta oportunidade, selecionamos 7 títulos que você precisa conhecer:

Direito Administrativo – o novo olhar da LINDB de Carlos Ari Sundfeld

Este livro analisa com profundidade a importante reforma feita na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), de 1942, pela Lei nº 13.655, de 2018, que renovou o Direito Administrativo sob a inspiração do pragmatismo, do realismo e da segurança jurídica.

A obra explica o impacto dos novos artigos em diversos temas, como invalidade, sanções, acordos, processos, controle e gestão pública. Também mostra as conexões entre a reforma da LINDB e as das Leis de Improbidade e de Licitações e Contratos Administrativos, ocorridas em 2021.

O autor, prof. Carlos Ari Sundfeld, da FGV Direito SP, foi o principal responsável pela concepção da reforma da LINDB.

Conheça a obra aqui

Advocacia – Inexistência de Relação de Consumo de Gisela Gondin Ramos

Nas últimas décadas, o Ordenamento Jurídico Brasileiro foi reforçado por leis que disciplinam temas relevantes em qualquer sociedade, a exemplo do Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso e o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A autora Gisela Gondin Ramos, que bem conhece o advogado e a OAB, tendo reconhecidos e relevantes serviços prestados à advocacia, escreve com propriedade sobre o presente tema, aprofundando as discussões que circundam o mesmo, expondo, de maneira concisa, objetiva, clara e definitiva que o advogado não se submete aos ditames constantes do CDC.

Trata-se de uma obra de consulta obrigatória, fortalecendo, ainda mais, a posição adotada por todos que conhecem a advocacia e sabem de sua importância, função social e dimensão.

Conheça a obra aqui

Curso de Direito Administrativo de Celso Antônio Bandeira de Mello

Obra consagrada no Direito Administrativo, a 36ª edição do Curso de Direito Administrativo de Celso Antônio Bandeira de Mello, com a participação de Carolina Zancaner Zockun, Maurício Zockun e Weida Zancaner, é leitura obrigatória a todos que militam na área.

Confira alguns temas importantes tratados na obra:

O regime dos servidores públicos;
Licitação e contratos;
Concessões e permissões de serviço público e seus regimes jurídicos;
Poder de polícia;
Desapropriação;
Bens públicos;
Discricionariedade administrativa e controle judicial;
Responsabilidade patrimonial extracontratual do Estado por comportamentos administrativos.

Conheça a obra aqui

Guia das Eleições de André Ramos Tavares

A obra constitui um brevíssimo “manual” para permitir ao cidadão, ainda que não iniciado nas letras jurídicas, uma visão ampla sobre todo o processo eleitoral, ou seja, um guia simplificado sobre os elementos, etapas e institutos, deveres, direitos e responsabilidades que integram a vida democrática do país. A obra está dividida em verbetes, por ordem alfabética, com remissões entre temas correlatos e complementares, e volta-se especialmente para o momento eleitoral, desde sua preparação até sua finalização, analisando das convenções partidárias até a diplomação e exercício do mandato popular, com breves noções basilares sobre democracia, Estado e institutos relevantes para que se possa formar e aperfeiçoar uma consciência cívica mais plena e atenta.

Conheça a obra aqui

A Hora e a Vez do ESG de Marco Aurélio Borges de Paula

Este livro é o resultado de um esforço conjunto para homenagear a pessoa e as ideias de Ricardo Voltolini, um dos precursores da sustentabilidade empresarial no Brasil, e autor de mais de dez livros sobre o assunto. Tendo a ética como pano de fundo, esta obra contribui com o debate de temas afetos à agenda ESG, a partir de reflexões que superam a visão fragmentada e unidimensional do pensamento econômico e empresarial. Escrito por profissionais de diversos perfis, seu conteúdo teórico e prático expõe o que há de mais atual sobre a agenda ESG no Brasil e além.

Conheça a obra aqui

Lei Anticorrupção: Mecanismos de Contenção, de Repressão e de Reparação de Sebastião José Lessa

Trata-se de um verdadeiro estudo comparado entre as diversas legislações do direito pátrio que abordam o tema da responsabilização, apontando as suas convergências como sistema jurídico-normativo e
suscitando o debate sobre suas eventuais contradições. A reconhecida competência do autor como especialista no Direito Administrativo Disciplinar e em obras na seara da improbidade administrativa, enriquecimento ilícito, sequestro e perdimento de bens permitiu, com habilidade, explorar o tema e nos brindar com o presente livro. Há o cuidado de uma abordagem técnica da temática da corrupção,
sobretudo demonstrando de forma transversal o tratamento jurídico que o assunto merece no Direito Administrativo e na Lei nº 12.850/2013, que dispõe sobre organizações criminosas.

A didática e o notório conhecimento jurídico do Dr. Lessa estão novamente demonstrados nesta obra profissional, que reputo imprescindível para aqueles que buscam a melhor doutrina sobre a responsabilização administrativa e civil das pessoas jurídicas.

Conheça a obra aqui

Fundamentos do ESG de Marcelo Zenkner, Fábio Galindo, Yoon Jung Kim

Qual é o papel das empresas no capitalismo contemporâneo? Existem (ou devem existir) responsabilidades externas que as vinculam para além de suas obrigações com os acionistas? Como as empresas podem buscar legitimamente o lucro? Todas essas perguntas têm ocupado a atenção de economistas e juristas há algumas décadas, mas, atualmente, as respostas vêm se modificando sensivelmente.

A publicação trata da reconciliação entre as dimensões econômicas e sociais das empresas, as quais podem e devem lucrar a partir da implementação de políticas corporativas de sustentabilidade e de responsabilidade social. Por abordagens teóricas e, principalmente, práticas, demonstra que adoção genuína dos fatores ESG representa um fator decisivo de perenidade de qualquer organização.

Conheça a obra aqui

Indicação bônus

Indicado pela revista Valor Econômico, em outubro, como leitura sobre a prática ESG, Governança e Sustentabilidade também é um destaque para quem atua na área. Outra obra com tema bastante atual que sugerimos na indicação bônus é Infâncias, Proteção e Autonomia. Confira mais informações sobre cada uma a seguir:

Compliance nas Contratações Públicas de Rodrigo Pironti Aguirre de Castro, Mirela Miró Ziliotto

A institucionalização dos programas de compliance (integridade) empresarial configura uma das maiores e mais contundentes mudanças culturais hoje em fase avançada de expansão no âmbito dos negócios privados e públicos no Brasil. Impulsionada a partir de 2014 pela Operação Lava Jato, a adoção de métodos e técnicas de gestão de riscos e de prevenção de práticas fraudulentas, que eventualmente possam configurar atos e crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro, passou a ser o principal leitmotiv de práticas empresariais, alcançando o espaço das leis e políticas públicas especialmente voltadas à prevenção, ao combate e à responsabilização da corrupção nas contratações públicas federais, estaduais e municipais. Este livro representa uma primorosa contribuição teórica e prática, rigorosamente elaborada por seus autores, destinada a todos aqueles que pretendem assumir posturas proativas anticorrupção nas tratativas cotidianas entre o setor público e o privado, que anualmente movimentam bilhões e bilhões de reais em nosso país. Uma obra forte e indispensável na doutrina contemporânea do Direito Administrativo brasileiro, cuja leitura é não somente recomendada, mas absolutamente obrigatória.

Conheça a obra aqui

Crise Democrática e a Luta pela Constituição de Daniel Sarmento

A Constituição de 1988 ainda não pereceu, mas está submetida a forte stress, e não há garantia de que sua resiliência seja eterna e invencível, diante da gravidade dos ataques que vem sofrendo. Por isso, depende de luta política, social e jurídica a sobrevivência da Carta de 88, não como mero “pedaço de papel”, mas como autêntica norma jurídica, capaz de absorver e equacionar as crises, limitar o poder dos governantes e garantir os direitos fundamentais a toda a população, especialmente aos seus grupos mais vulneráveis.

Este livro, composto de artigos acadêmicos, pareceres e peças processuais relativas a casos importantes que tramitam no STF, trata desse cenário. Além de contribuição acadêmica, o livro é um chamado à luta: a luta em defesa da democracia e da Constituição.

Conheça a obra aqui

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *