7 revistas digitais de Direito Administrativo para quem precisa estar atualizado na área

20 de janeiro de 2022

Manter-se atualizado não é mais uma opção, mas sim condição primordial na atuação de advogados, juízes, gestores públicos, procuradores, professores e demais juristas. Tal fato é ainda mais relevante no cenário atual de constante transformação do Direito, com uma dinâmica intensa de novidades legislativas, jurisprudenciais e doutrinárias.

Além de ser um diferencial competitivo, investir em capacitação contínua permite aos agentes prestarem um trabalho de qualidade, sem riscos de equívocos gerados pelo desconhecimento de mudanças ou de tendências.

À medida que crescem as exigências por profissionais capacitados, também aumenta a busca por fontes de conteúdo seguras e atuais. Para atestar se a sua base de pesquisa jurídica é confiável, verifique questões, como autores renomados, periodicidade da atualização, conteúdo certificado por editoras reconhecidas no mercado, entre outros pontos. 

Com a proposta de orientar o jurista que busca conhecimento e não abre mão da confiabilidade e também das praticidades do conteúdo digital, em especial, na área do Direito Administrativo, listamos 7 revistas jurídicas online que são excelentes ferramentas para pesquisa com acesso disponível 24 horas por dia. Confira:

Fórum Administrativo – FA

O Fórum Administrativo (FA), periódico mensal especializado em Direito Administrativo com o viés do Direito Público, aborda as questões relativas aos agentes públicos — estatutários, celetistas e terceirizados. Os artigos tratam as matérias que permeiam o dia a dia da função pública, tais como controle, processo, processo administrativo disciplinar, regulação. O conteúdo da revista é dividido em doutrina, legislação e jurisprudência selecionada, com acórdãos na íntegra, ementário e tendências jurisprudenciais (com decisões selecionadas de informativos dos tribunais e, portanto, ainda não publicadas no Diário Oficial).

Fórum de Contratação e Gestão Pública – FCGP

O Fórum de Contratação e Gestão Pública (FCGP) é uma revista publicada mensalmente com especialização em contratação, controle e gestão pública. O periódico conta com seções voltadas para doutrina, jurisprudência selecionada e legislação. A publicação trata desde a decisão de contratar até a gestão de contratos; jurisprudência selecionada e atualizada com acórdãos na íntegra e ementário; além de tendências jurisprudenciais dos tribunais.

 

Revista de Direito Administrativo – RDA

Lançada em 1945, a Revista de Direito Administrativo (RDA) é uma publicação quadrimestral que aborda temas polêmicos e inovadores em artigos selecionados, traduções, decisões de grande repercussão das mais importantes cortes brasileiras — STF, CNJ e Cade —,pareceres do Tribunal de Contas da União e das jurisprudências dos Tribunais Estaduais e Federais, dentre outras temas relevantes ao direito administrativo.

 

Revista de Direito Administrativo e Constitucional – A&C

Em 10 anos de publicação, a Revista de Direito Administrativo e Constitucional (A&C) reúne de forma pluralista pesquisadores de renome comprometidos em oferecer uma visão constitucional do Direito Administrativo, seguindo as diretrizes do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar em convênio com o Instituto Paranaense de Direito Administrativo. Neste periódico são publicadas as pesquisas desenvolvidas na área de Direito Constitucional e de Direito Administrativo com foco na questão da efetividade dos seus institutos, não só no Brasil como no direito comparado, com ênfase na questão da interação e efetividade dos seus institutos, notadamente América Latina e países europeus de cultura latina.

Interesse Público – IP

Publicação referência no Direito Público brasileiro, a Revista Interesse Público (IP) publica artigos sobre os mais importantes temas de áreas como Direito Administrativo, Constitucional, Processual Civil, Tributário, Municipal e Controle Externo. Com elevado padrão científico, a revista conta com acórdãos na íntegra,ementários e jurisprudência criteriosamente selecionada.

Revista Brasileira de Direito Público – RBDP

A Revista Brasileira de Direito Público – RBDP oferece ao leitor visões e reflexões sobre o Direito que rege o Estado e suas relações com os cidadãos, abrangendo assuntos como o funcionamento de serviços públicos, processos de licitações, relações entre órgãos públicos e suas implicações perante a sociedade, entre outros tópicos. Tudo isso ilustrado através de pareceres e artigos, contando, também, com acórdãos na íntegra.

Revista de Contratos Públicos – RCP

Devido a mudanças de visão do Estado, em que impera a máxima “é melhor comprar do que produzir”, a Revista de Contratos Públicos (RCP) apresenta, de forma pluralista, doutrina eurolatinoamericana com opiniões de renomadosjuristas, advogados,acadêmicos comprometidos em oferecer uma visão constitucional do Direito Administrativo. São tratados fatores que conduziram à atual centralidade jurídica e as problemáticas da contratação pública. Considerando-se que vivemos a era do Estado Contratante (Contracting State), a RCP pretende assistir através de contribuições doutrinárias, sempre mantendo o foco nos problemas levantados pela compreensão judiciária e administrativa da contratação e apresentando, de maneira moderna, contribuições com a prática desta temática.

Conheça mais sobre as revistas jurídicas digitais da FÓRUM presentes na Plataforma FÓRUM de Conhecimento Jurídico®.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *