A mediação e os meios alternativos de resolução de conflitos

5 de abril de 2017

mediacao-e-os-meios-alternativos-de-resolucao-de-conflitos

Leia o artigo “A mediação e os meios alternativos de resolução de conflitos” do doutorando em Direito Civil pela UFPE, o professor Gustavo Henrique Baptista Andrade. O texto faz parte da edição número 5 da  Revista Fórum de Direito Civil – RFDC.

Conheça mais sobre a revista jurídica de Direito Civil da Fórum.

Resumo: O presente trabalho pretende contribuir com uma melhor compreensão acerca do alcance e das diferenças existentes entre a mediação e os demais meios alternativos de resolução de conflitos. A existência de certa confusão conceitual e a ausência total de regulamentação do instituto vem criando obstáculos para que a mediação seja corretamente praticada e difundida e possa trazer os benefícios a que se propõe, em especial no campo da solução pacífica de conflitos e, em maior grau, de acesso à justiça.

Palavras-chave: Mediação. Conflito. Resolução. Meios alternativos. Conciliação. Arbitragem. Confusão conceitual. Acesso à justiça.

Sumário1 Introdução – 2 Em busca de novas possibilidades para a resolução de conflitos – 3 Os diversos meios para a resolução de conflitos – 4 Conclusão – Referências

Baixe aqui o artigo completo

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *