Autor da Editora Fórum comenta decisão do STF sobre uniões homoafetivas

12 de maio de 2011

Transferência de riquezaAlexandre Pasqualini *

Casamento, família e patrimônio – três dimensões que andam juntas e que, agora, depois da decisão do STF tendo por objeto uniões homoafetivas, poderão andar mais juntas do que sempre.

Uma reflexão aprofundada sugere que casamento e família são muito mais do que as pessoas, por conformismo, preferem acreditar. Família e familiares são, acima de tudo, os que aprendem a viver e a evoluir juntos! E que, para viver e para evoluir juntos, colocam o patrimônio, na condição de espaço da nossa liberdade e de elo material da nossa continuidade, a serviço desse comum projeto evolutivo.

Que ninguém me compreenda mal! Patrimônio não se confunde com liberdade ou com continuidade, mas sem ele tanto a liberdade como a continuidade se tornam muito mais árduas e, às vezes, até improváveis.

Leia mais sobre o tema de transferência de riqueza na obra: Família no Mundo Contemporâneo e a Transferência de Riqueza

* Alexandre Pasqualini é advogado, Vice-Presidente do Instituto de Direito Administrativo do Rio Grande do Sul,Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público, Coordenador-Geral da Revista Interesse Público e autor da Editora Fórum, com a obra Família no Mundo Contemporâneo e a Transferência de Riqueza.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *