Descubra as tendências do mercado jurídico em 2022

18 de novembro de 2021

Estudo realizado pela Robert Half, empresa multinacional de consultoria especializada em recrutamento, apresenta as tendências do mercado jurídico para 2022. Para o próximo ano, os destaques são nas áreas de fusões, compliance, LGPD, Direito Societário, entre outros. Confira abaixo os setores mais demandados e os perfis de profissionais buscados pelas empresas e escritórios jurídicos.  

 

Fusões

O alto volume de operações de M&A (fusões) no Brasil está em franca evolução. Com isso, os profissionais da área jurídica que possuem experiência nessa área deverão ser mais demandados. O cenário de fusões estimula a contratação de especialistas em Direito Societário e Contratos, que, além de apoiarem a estratégias de crescimento das empresas, atuam nas reestruturações societárias e patrimoniais, áreas cada vez mais em alta.

 

Perfil profissional

Nos escritórios jurídicos, cresce a valorização do profissional que possui uma veia empreendedora, somado ao foco técnico profundo e visão especialista. Nas empresas, ganha espaço o profissional do Direito com conhecimento profundo do negócio, com olhar jurídico amplo e preventivo. 

Tanto empresas  quanto escritórios, a adaptação em relação à transformação digital e à utilização da tecnologia para potencializar os trabalhos, gestão dos negócios e equipes se fazem necessárias.

 

LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor no Brasil desde 2020 e as multas e sanções por não adequação já começaram a valer em agosto de 2021. Por isso, a demanda por profissionais da área de compliance e com conhecimento em LGPD seguem em alta. O profissional ideal é aquele que tem afinidade com direito regulado, conhecimento na legislação e que seja habilidoso na gestão do papel que precisa exercer internamente e com imparcialidade, em consonância com os regulamentos.

 

Home office

Posições que mais se adaptam ao trabalho remoto:

  • Advogado especialista em contencioso (cível/trabalhista)
  • Advogado especialista em consultivo tributário
  • Advogado especialista em compliance

 

Invista em sua carreira com mais conhecimento jurídico

A FÓRUM possui em seu acervo livros sobre várias áreas do Direito, incluindo LGPD, Direito Tributário, Compliance, Direito Trabalhista, Direito Societário e muito mais.  Visite a Loja Virtual e confira.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *