Didático e pioneiro, livro aborda compliance nas pequenas e médias empresas  

26 de janeiro de 2021

Ética corporativa, governança, os pilares de um programa de compliance efetivo, gerenciamento de riscos e controle de integridade, como construir um código de conduta, implantação de canais de denúncias. Temas até então distantes da maioria das organizações no Brasil são apresentados com linguagem simples e abordagem prática no livro coletivo “Compliance para Pequenas e Médias Empresas”, coordenado pelas professoras Luana Lourenço e Cristiane Cola. 

Segundo a coordenadora Luana Lourenço, trata-se da primeira obra no Brasil sobre compliance para pequenas e médias empresas. “O livro inédito reúne conteúdo científico e a visão prática de profissionais de variadas áreas, como jurídico, tecnologia da informação, negócios, auditoria e gestão de pessoas”, ressalta.

Luana destaca ainda o apêndice presente na publicação.“Na seção, o leitor tem à disposição um arcabouço de ferramentas para a produção de um programa de compliance robusto e efetivo, como o questionário de autodiagnóstico de compliance, ajustável para qualquer tipo de empresa, modelos de códigos de conduta e de políticas anticorrupção, além de diversos outros materiais importantes”.

O texto de fácil entendimento é mais um diferencial da publicação apontado pela coordenadora Cristiane Cola. “De forma didática, o livro oferece orientações para implantação e desenvolvimento de diversos processos para a construção de um programa de compliance efetivo. Entendemos que a coletânea de artigos e ferramentas criadas podem ajudar muito as empresas compreenderem a atual situação dos seus processos e produzir os seus próprios relatórios e documentos”, salienta. 

Para Cristiane, a obra também visa contribuir com o desenvolvimento econômico e social do país.  “O livro tem a proposta de colaborar com a construção de uma sociedade mais ética, íntegra e fortalecendo esta cultura nas organizações”, pontua.

O livro está disponível para a venda na Loja Virtual Fórum. Saiba como adquirir neste link.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *