Direito dos seguros e tecnologias: quais os caminhos possíveis?

26 de maio de 2022

No FÓRUM Convida desta semana, o tema Direito dos seguros e tecnologias ganha destaque com o debate de grandes especialistas. Marcos Catalan, Doutor em Direito e autor da FÓRUM e Angélica Carlini, Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM e Membro do Conselho da Associação Internacional de Direito do Seguro (AIDA) refletem sobre termos como blockchain, criptomoedas, criptoativos e bitcoin em uma conversa reveladora sobre como essas tecnologias estão moldando novos padrões de consumo. 

Afinal, essas questões já não estão mais distantes da nossa realidade e fazem parte, definitivamente, do nosso presente. Mas qual a relação delas com o Direito e os seguros? Como serão os contratos por esses serviços com o uso cada vez mais comum dessas tecnologias de mercado? O que os profissionais das ciências jurídicas precisam saber?

>> Ouça o podcast

Além de refletirem sobre essas tecnologias, os especialistas alertam para o uso dos dados sensíveis na nova conjuntura econômica e fazem um alerta importante para os profissionais do Direito e consumidores. Qual o papel de cada um?

“O blockchain pode ser uma tecnologia usada para grupos que não querem mais intermediários. […] Ele é um concorrente poderoso que vai fazer com que instituições centenárias prestem atenção na forma como agora tratam seus consumidores”, aponta Angélica Carlini.

Antecipe-se a esse cenário, aprenda com os especialistas no episódio #18 do podcast FÓRUM Convida disponível neste link.

>> Ouça o podcast

Aprofunde-se sobre o tema

Na nossa Loja Virtual você tem acesso à obra coordenada pelos professores Marcos Ehrhardt, Marcos Catalan e Pablo Malheiros, com o título Direito do Consumidor e novas tecnologias, que registra as mudanças nos institutos do Direito Privado (e as perspectivas para os próximos anos) a partir do impacto das transformações tecnológicas que vivenciamos.

Conheça a obra aqui.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *