Direito e Rock se misturam?

13 de julho de 2022

“Hoje é dia de Rock, bebê”! Todo dia 13 de julho, o Dia do Rock celebra esse estilo musical que revolucionou o comportamento social da juventude na segunda metade do século XX. E você pode estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com o Direito?

Sim, os dois assuntos se misturam segundo os autores da FÓRUM, Marcos Catalan e Marcos Ehrhardt, Doutores em Direito, que convidaram um especialista no tema, Germano Schwartz, Diretor Nacional Executivo de Pesquisa e de Pós-Graduação da Ânima Educação e Docente do Curso de Mestrado em Direitos Humanos da UniRitter, para um bate-papo pra lá de curioso no podcast FÓRUM Convida.

>> Ouça o podcast

No Ep. #20 eles abordam o papel fundamental exercido pelo Rock no período que antecedeu a promulgação da Constituição de 1988. Movimentos como “Diretas Já” e vários outros também foram embalados pelas letras revolucionárias do Rock n’ Roll. Além disso, os autores refletem sobre a relação do tema com nossa realidade.

“Esta combinação de esperança jurídica com música não é mais tão importante. Afinal de contas, fizemos o que tínhamos que fazer. A Constituição foi feita. Agora precisamos de novos rumos. Quando precisamos de ter novos rumos, deixamos de ter importância”, alerta Germano Schwartz.

De Plebe Rude, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Havaí, Titãs a Capital Inicial. Como as letras dessas bandas mudaram o curso da história do Direito e, consequentemente, do Brasil?

“Significa dizer, então, que não, nós não estamos distantes da realidade de 1985, 1986, 1987, 1988… porque essas bandas se tornaram relevantes por dizer isso e elas ainda são relevantes por terem dito aquilo que no futuro do passado ainda é verdade. Estamos vivendo quase que um ciclo eterno que volta sempre para a mesma questão. Qual é? O fato de que o Brasil, já com sete Constituições, varia, sempre, de uma democrática para uma não democrática”, afirma.

Ouça o podcast e faça suas conclusões. E nos diga aqui: quais músicas refletem seus ideais e que fazem você sonhar com um Brasil melhor? A conversa está enriquecedora!

>> Ouça o podcast

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *