Diversidade é tema de encontros e debates com especialistas na FÓRUM

30 de junho de 2021

Em junho, o tema diversidade foi abordado em comunicações, treinamentos e discussões com especialistas em ações internas promovidas pela FÓRUM. “Discutimos sobre porque é tão importante acolher o diferente e entendemos que respeitar e integrar os diversos olhares, crenças e existências possibilita ao outro expressar-se e existir em sua essência”, explica a empresa em nota interna. 

Presente em todos os valores da empresa, a temática foi aprofundada em dois encontros com as participações de convidados especiais, além do treinamento de compliance.

No primeiro, Joel Dias e Beatriz Ribeiro, do Centro de Referência LGBT da prefeitura de Belo Horizonte, apresentaram conceitos como papel, identidade e expressão de gênero, bem como, orientação sexual e heteronormatividade.

O racismo foi a pauta da segunda reunião, que contou com a presença do sociólogo, especialista em Administração Pública e Gestão Urbana, Neemias Souza Rodrigues. Na oportunidade, ele abordou aspectos teóricos e históricos do racismo.

Também participou do encontro o psicólogo, escritor, músico e ativista pelos Direitos Humanos, Rubens Giaquinto. Ele introduziu o debate mostrando como o racismo se esconde em situações práticas e cotidianas e porque ele é estruturante, no Brasil. A contribuição de todos tornou o momento ainda mais rico mostrando diversos pontos de vista e ainda indicações de leituras interessantes para o aprofundamento dos estudos.

Para Aline Sobreira, produtora editorial, o debate acerca da diversidade é uma forma de a empresa fomentar, a partir de sua equipe, alguma melhoria na sociedade. “Achei relevante trazer discussões sobre diversidade para o espaço da Fórum porque, mesmo que a cultura da empresa favoreça a convivência harmoniosa entre todos e tenha instrumentos para coibir condutas preconceituosas, fazemos todos parte de uma sociedade que não só é falha no que tange à equidade, como também é marcada, ainda hoje, por violências motivadas por preconceitos diversos. Vale ressaltar que a Fórum se pauta por uma postura não discriminatória também na prática, em seus processos de seleção e promoção de funcionários, o que considero essencial. Penso que trazer esses assuntos à empresa também seja positivo do ponto de vista do posicionamento da Fórum no mercado editorial; isto é, ajuda a fortalecer e aprofundar a missão de difundir o conhecimento jurídico também com o objetivo de mitigar as injustiças e violências sofridas pelos grupos vítimas de discriminações e preconceitos no país.”

Diversidade nos produtos FÓRUM

Com o propósito de contribuir para educação e justiça na transformação do Brasil, a FÓRUM também aborda em seus conteúdos temas que tratam da diversidade. Confira abaixo algumas publicações do nosso acervo:

  • Lançado recentemente, o livro “Liberdade de expressão e relações privadas“, coordenado por  Marcos Ehrhardt Jr., Fabíola Albuquerque Lobo e Gustavo Andrade, possui o capítulo “Limites à liberdade de expressão e o (des)respeito à diversidade: a demarcação discursiva do discurso de ódio contra grupos socialmente estigmatizados no brasil”.
  • Destacamos também o livro “Planejamento Familiar nas Famílias LGBT
  • Por fim, o Ministro Luís Roberto Barroso em seu livro “Outro País”, escreve o capítulo “Sabe com quem está falando?” Notas sobre o princípio da igualdade no Brasil contemporâneo.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *