Editora FÓRUM divulga edital para publicação de novos livros

1 de agosto de 2022

autora pensa as palavras do seu livro

A partir de hoje (1º) até o dia 16 de setembro de 2022, a FÓRUM receberá inscrições para quem deseja publicar livros com a editora líder em Direito Público no Brasil. As regras de submissão do material já estão disponíveis e contemplam, entre outros aspectos, o envio do conteúdo integral da obra e da ficha cadastral preenchida para o endereço eletrônico [email protected].

Divulgado todos os anos, o edital abre as portas para novos estudos e escritores, como forma de multiplicar o conhecimento jurídico de qualidade. O livro publicado pela FÓRUM é lido nos principais órgãos dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo brasileiros, incluindo Tribunais de Contas (TCEs), Tribunais de Justiça (TJs), Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Procuradoria Geral dos Estados (PGEs), além de diversos escritórios de advocacia e várias outras instituições.

Tudo isso em razão de um dos principais e mais revolucionários produtos da editora: a Plataforma FÓRUM de Conhecimento Jurídico®, que está nos 26 estados do país mais Distrito Federal. De forma moderna, a biblioteca digital da FÓRUM garante acesso rápido, ágil e seguro às obras publicadas pela editora. 

Além de tudo, possui uma grande comunidade já estabelecida de leitores individuais em todo o território nacional. Se, ao sonhar com a publicação de um livro, seu desejo é ver cada frase escrita alcançar os mais renomados formadores de opinião da área, você precisa ter sua obra publicada pela FÓRUM, que acreditará na sua ideia, na sua pesquisa e no seu estudo até o final.

Esse foi o caso da pesquisadora, mestre em Direito pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Gabriela Buarque, que publicou seu primeiro livro com a editora por meio desse processo de submissão de obras inéditas.

“Responsabilidade civil e inteligência artificial: os desafios impostos pela inovação tecnológica”, assinado por ela, foi selecionado em 2021 e já está disponível na Loja Virtual da FÓRUM. 

“Resolvi submeter um projeto muito especial para o edital de publicação da Editora FÓRUM, em um texto que traduz alguns anos de pesquisa que dediquei ao estudo da inteligência artificial (IA) e seus impactos no campo da responsabilidade civil. A obra trata sobre os danos que a IA pode causar e como podemos lidar com esses problemas”, afirma.

Em suas redes sociais, Gabriela comemorou a publicação, completando que “um livro é sempre uma oportunidade de construir pontes com o desconhecido. Encontrar as palavras certas para traduzir aquilo que estamos interpretando de um mundo tão complexo é uma tarefa árdua, mas muito gratificante. Diria até que é um grande privilégio poder habitar, ainda que minimamente, a mente de cada leitor. Agradeço a todos que me ajudaram nessa empreitada e me sinto muito feliz em ver esse projeto sendo vendido para todo o Brasil”.

Critérios gerais de submissão e prazos

A Editora FÓRUM publica obras de interesse profissional, acadêmico e cultural na área do Direito e ciências afins. É necessário destacar que textos oriundos de monografias, dissertações e teses precisam ser adequados para o formato livro.

Nesta nova chamada, o edital com todas as informações e critérios exigidos abrange as publicações para o biênio 2023-2024. 

>>Consulte o edital aqui

>>Acesse a ficha cadastral aqui

Cada autor poderá submeter até duas obras, e, para a seleção, serão priorizados aspectos como a variedade de áreas, temas e correntes de pensamento abrangidos pelo catálogo da editora, que reforcem, sobretudo, a vocação da FÓRUM como “local de diversidade de ideias e discussão construtiva do conhecimento jurídico”.

Neste período, será dada ênfase a obras de:

  • Áreas complementares ao catálogo atual da Editora – Direito Penal, Direito Processual, Direito Tributário, Direito Civil, Direito Previdenciário;
  • Obras que abordem assuntos trazidos por novas legislações ou alterações significativas nas já existentes, como a Nova Lei de Licitações e Contratos (arbitragem, mediação etc.);
  • Temas específicos com pouca ou nenhuma bibliografia em todas as áreas do Direito;
  • Discussões aprofundadas e com vieses pouco explorados em temas já presentes em nosso catálogo.

>>Saiba mais regras aqui

Após analisar as obras, o setor editorial da FÓRUM entra em contato com os autores informando o resultado da submissão. Os autores aprovados terão 30 dias a partir da data dessa comunicação para enviar os arquivos consolidados mais a documentação necessária.

Os selecionados passam a fazer parte do time dos mais de 15.800 autores da FÓRUM e ainda recebem condições especiais na compra de livros impressos, sendo 40% de desconto para os livros de própria autoria e 30% de desconto para livros de outros autores.

Todas as informações necessárias para a submissão, bem como demais aspectos sobre a avaliação e o processo editorial, podem ser encontrados no edital. A ficha cadastral também é disponibilizada nesse documento. 

Fique atento aos prazos:

  • Submissões: 1º/08 a 16/09
  • Análise das obras: 19/09 a 28/10
  • Respostas: 31/10 a 04/11
  • Envio dos arquivos finais: até 04/12

>>Acesse o edital

>>Acesse a ficha cadastral aqui

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *