“Federalismo e Democracia em tempos difíceis” é o tema do podcast FÓRUM Convida

4 de fevereiro de 2022

“Federalismo e Democracia em tempos difíceis” é o tema do podcast FÓRUM Convida

O novo episódio do podcast FÓRUM Convida, com o tema Federalismo e Democracia em tempos difíceis”, surge em um contexto de grandes preocupações com a possível fragilidade na democracia americana. 

Um dos acontecimentos marcantes da história da democracia moderna foi registrado há um ano nos Estados Unidos e ressoa até hoje: a invasão ao Capitólio (prédio que serve como centro legislativo do Estado americano). A ocupação, liderada por apoiadores do ex-presidente, Donald Trump, repercutiu em diversos cenários políticos pelo mundo, incluindo o Brasil. 

O autor convidado, Edilberto Carlos Pontes Lima, faz uma abordagem essencial para a compreensão do federalismo e suas inter-relações com temas como democracia, Direito Financeiro e Direito Constitucional.

  • Veja também:
       Na nossa Loja Virtual você fica ainda mais informado com temas do Direito Constitucional.
       São obras diversas, atuais e com um rico conteúdo na área.

Edilberto Lima também relaciona o federalismo à crise mundial provocada pela Covid-19. Segundo ele, “o pacto do federalismo foi testado na pandemia. É que os governos estaduais e municipais estavam muito perto do problema e a arrecadação caiu drasticamente”.

As fake-news não passaram despercebidas do radar do professor. “Elas têm impacto enorme na democracia”, reitera. 

Para finalizar, Edilberto Pontes Lima faz um alerta necessário aos governos. Para ele, o diálogo é um importante aspecto do federalismo, imprescindível para as governanças em tempos difíceis.

Ficou interessado no assunto? Ouça agora clicando aqui!

Aprofunde-se sobre o tema

Na nossa Loja Digital você tem acesso à obra do autor da FÓRUM Edilberto Carlos Pontes Lima, com o título Federalismo e Democracia em tempos difíceis. O livro apresenta uma abordagem completa deste cenário. Além de debater as controvérsias sobre democracia, déficit democrático, centralização e descentralização.

Listamos, ainda, algumas referências importantes do Direito Constitucional para seu estudo:

Em 30 anos da Constituição de 1988 – uma jornada democrática inacabada, coordenada por Carlos Bolonha, Fábio Corrêa Souza de Oliveira, Maíra Almeida e Elpídio Paiva Luz, você encontrará uma análise completa sobre a lei fundamental e suprema do Brasil, a Constituição de 1988.

De autoria do ministro Luís Roberto Barroso, a obra A judicialização da vida e o papel do Supremo Tribunal Federal traz uma análise do papel do Judiciário no combate à corrupção. Também explora doze decisões históricas do Supremo Tribunal Federal proferidas sob a Constituição de 1988. Aborda, ainda, cinco votos do Ministro Luís Roberto Barroso em questões polêmicas.

A Constituição Cidadã e o Direito Tributário – estudos em homenagem ao Ministro Carlos Ayres Britto, título coordenado por Saul Tourinho Leal e Eduardo Gregório Júnior, honra a presença no constitucionalismo brasileiro do ministro Carlos Ayres Britto, que presidiu o Supremo Tribunal Federal. Uma obra poética, refinada e inspiradora.

Jader Ferreira Guimarães e Vitor Soares Silvares refletem sobre A (in)eficácia das decisões do STF em sede de ação direta de inconstitucionalidade por omissão, obra que busca enfrentar o problema da inconstitucionalidade por omissão, mais especificamente a posição firmada pelo STF sobre o tema, trazendo, sobretudo, sugestões para que a ação direta de inconstitucionalidade por omissão passe a efetivamente cumprir seu papel. Trata-se de estudo desenvolvido ao longo de dois anos para propiciar ao leitor uma nova perspectiva sobre o tema.

Confira mais obras relacionadas ao Direito Constitucional na Loja Virtual da FÓRUM.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *