Governador de Minas inaugura busto de professor homenageado em obra da Editora Fórum

27 de agosto de 2012

“Este livro significa não só o ensinamento que ele nos deu mas, mais do que isso, o exemplo do seu comportamento” (Anastasia)

Obra prefaciada pelo governador de Minas, Antonio Augusto Anastasia, o livro “PAULO NEVES DE CARVALHO SUAS LIÇÕES POR SEUS DISCÍPULOS“, coordenado pelas autoras Maria Coeli Simões Pires e Luciana Moraes Raso Sardinha Pinto, é o mais recente título da Editora Fórum. A obra teve seu lançamento no último dia 24 de agosto, no Campus Pampulha da Fundação João Pinheiro, com a presença do governador, que inaugurou um busto também em homenagem ao professor Paulo Neves de Carvalho, um dos mentores da Escola de Governo que leva seu nome.

Servidor público por excelência, Paulo Neves exerceu, com proficiência e ética, os cargos de Secretário de Estado de Administração de Minas Gerais, Secretário de Administração do Município de Belo Horizonte, Assessor Jurídico da Comissão Constituinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 1989, e Consultor Jurídico de várias Prefeituras Municipais e Câmaras de Vereadores.

Após sua aposentadoria, na Universidade Federal de Minas Gerais, Paulo Neves de Carvalho recebeu o título de Professor Emérito, por seu desempenho magistral nas casas de ensino e nas tribunas das Cortes de Justiça, transformando sustentações orais em verdadeiras aulas, atentamente ouvidas pelos julgadores.

Por isso, nada mais justo e apropriado que a atribuição do nome “Paulo Neves de Carvalho” à respeitada Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, homenagem consolidada pela criação recente, no âmbito da Escola de Governo, do “Núcleo de Referência da Memória do Professor Paulo Neves de Carvalho”, destinado a “desenvolver atividades de resgate, discussão, produção, preservação e divulgação da memória” do Professor, em suas “dimensões humana, científica, acadêmica, profissional, institucional e social”.

Antonio Anastasia, aluno de Paulo Neves de Carvalho e professor na Escola de Governo, que este ano comemora 20 anos, destacou o papel do professor para o avanço da administração pública: “É uma homenagem muito sincera que o povo de Minas Gerais faz à lembrança do querido professor. A educação e a qualificação são o maior legado que se pode deixar para as gerações futuras”, disse, na cerimônia.

Na oportunidade, foi lançada a obra em homenagem a Paulo Neves de Carvalho:  “PAULO NEVES DE CARVALHO SUAS LIÇÕES POR SEUS DISCÍPULOS“.  O livro foi coordenado por Luciana Raso, diretora-geral da Escola de Governo, e pela secretária de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires. O governador escreveu o prefácio da obra composta por artigos de 44 ex-alunos de Paulo Neves.

O objetivo foi resgatar as lições e memórias do professor. Os autores utilizaram lembranças e anotações das aulas, conferências e orientações. O livro traz também depoimentos de ex-alunos e pessoas próximas a Paulo Neves de Carvalho. “Este livro significa não só o ensinamento que ele nos deu mas, mais do que isso, o exemplo do seu comportamento”, disse o governador.

Veja o vídeo da cerimônia:

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *