Hoje é o Dia Mundial da Água

22 de março de 2012

 

* Com informações da Agência Nacional de Águas (ANA)

Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992 com o objetivo de ampliar a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. A Fórum também se preocupa com a qualidade das nossas águas e promove o consumo sustentável entre os seus colaboradores.

Água e Segurança Alimentar 

A cada ano a ONU define um tema para abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. Em 2012 o tema é Água e segurança alimentar. Há sete bilhões de pessoas para alimentar no mundo hoje. Estatísticas dizem que cada um de nós bebe de 2 a 4 litros de água todos os dias, além da água utilizada para produzir o que comemos: produzir 1 kg de carne por exemplo consume 15 mil litros de água, enquanto 1 kg de trigo consome 1.500 litros.

Um bilhão de pessoas no mundo já vive em condições de fome crônica e os recursos hídricos estão sob pressão. Estes problemas estão conectados. Lidar com o crescimento da população e assegurar o acesso a alimentos nutritivos para todos requer uma série de medidas. E todos podem contribuir ao consumir produtos que fazem uso menos intensivo de água;  Reduzir o desperdício de alimentos (30% dos alimentos produzidos no mundo inteiro nunca serão consumidos e a água usada para produzi-los é perdida); produzir mais alimentos, de melhor qualidade com menos água e ter uma dieta saudável.

Site da  ONU

Idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o site oficial do Dia Mundial da Água serve como referência para todos os países obterem informações. O deste ano sobre  “Água e Segurança Alimentar” possui uma sessão que relaciona os eventos que acontecem por todo o mundo em celebração ao Dia Mundial da Água.

Clique aqui e confira a programação das comemorações do Dia da Água no Brasil

Recurso Natural 


Nosso planeta é formado por 97% por água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo e cerca de 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Ou seja, para o consumo de mais de sete bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra.

E você?

Você já parou para pensar mais seriamente nisso? Já imaginou a qualidade da água que estamos deixando para as gerações futuras, nossos filhos e netos? O futuro deles pode estar seriamente comprometido.

* Agência Nacional de Águas - ANA

Por isso, além das ações de órgãos responsáveis e dos governos, todos nós temos um importante papel individual e na conscientização para que se evite o desperdício e a poluição da água. Não é possível viver sem água. A saída é fazer um uso racional deste precioso recurso natural e utilizá-la com muita responsabilidade.

Realizar um consumo Sustentável é utilizar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. Para isso precisamos somente dar mais atenção com o que está ao nosso redor, no nosso ambiente.


Confira algumas dicas para utilizar melhor a água e evitar o desperdício:

Fonte: site Atitude Sustentável/UOL

1. Reutilize a água sempre que possível. Depois que usada para lavar roupa, ainda pode ser usada para lavar calçadas, por exemplo.
2. Opte por lavar as calçadas com balde, e não mangueira.
3. Quando for construir ou reformar a casa, opte por sistemas que ajudem a evitar o desperdício, como a reutilização da água do banho para a descarga ou espaços para armazenamento da água da chuva. A água captada pode ser usada para a limpeza de carros e calçadas e para a irrigação de jardins. Opte também por vasos sanitários que tenham duas opções de descarga.
4. Lembre que você não usa apenas a água que consumida diretamente para beber, cozinhar ou limpar – todos os produtos que você usa foram produzidos com consumo de água. Tente pesquisar os números e opte por aqueles têm um impacto menos e consuma apenas quando necessário. Esse consumo de água se chama Pegada Hídrica.
5. Economize água no dia-a-dia. Mantenha a torneira e o chuveiro fechados enquanto escova os dentes e se ensaboa no banho. O mesmo vale para lavar a louça.
6. Verifique os vazamentos da sua casa, tanto em canos como em torneiras. Fazer consertos e manutenção regulares evita o desperdício de água.
7. Cuidado com o tempo que fica no banho.
8. Faça uma limpeza prévia das louças, retirando o máximo de resíduos sólidos antes do momento de lavar.
9. Utilize a máquina de lavar louças ou a de roupa apenas quando estiverem com a capacidade máxima. Quando não for possível, regule o nível de água que será usado.
10. Faça o controle da utilização de água pela conta mensal. Aumentos significativos e repentinos podem representar um vazamento. Além disso, é possível ver se medidas de racionamento estão surtindo efeito.
11. Se você mora em condomínios, note que a conta da água é muitas vezes dividida igualmente entre os moradores. Nesses casos, é mais difícil de controlar o uso individual do recurso. Por isso, uma opção é tentar fazer uma campanha de conscientização coletiva entre os moradores.
12. Não jogue lixo nas ruas. Ele pode acabar contaminando os rios da região.

Cuide agora para não faltar depois…

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *