Livro traz análise minuciosa de todos os artigos da nova Lei de Licitações

12 de julho de 2021

A nova Lei de Licitações trouxe uma série de inovações que, sem o prévio e minucioso estudo, causarão grandes dificuldades a todos aqueles que, na Administração Pública, atuam na área de licitações e contratos. Com a proposta de apresentar minuciosamente a  Lei nº 14.133/2021, o professor Sidney Bittencourt lançou a obra “Nova Lei de Licitação Passo a Passo” pela FÓRUM. 

O livro segue a trilha do conhecido trabalho do autor “Licitação Passo a Passo” (11ª edição) e aprecia todos os dispositivos (artigos, incisos, alíneas e parágrafos) da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. “A referida nova Lei, tão esperada por todos que lidam com a matéria, foi editada para substituir a vetusta e já considerada superada Lei nº 8.666/1993 (antiga Lei de Licitações e Contratos Administrativos); a Lei nº 10.520/2002 (Lei do Pregão), bem como as disposições relativas ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) – artigos 1º a 47-A da Lei nº 12.462/2011 –, dentre outras e complexas medidas”, explica Sidney.

Bittencourt destaca como diferencial a metodologia utilizada para a produção da obra. “Como diz Modesto Carvalhosa, o livro mantém a marca do autor: a tradição na análise sistemática e objetiva dos dispositivos legais de regência dos institutos apreciados. Tal forma, como acentua o jurista, apesar de tortuosa para quem escreve, tem como trunfo a facilitação para os leitores. A aplicação desse método de forma cuidadosa, cruzando, quando necessário, informações de outros artigos do mesmo diploma e de outras normas, é a maior característica da obra.”

Sobre o conteúdo do livro, o autor afirma que o leitor terá nas mãos um completo compêndio sobre a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. “Um verdadeiro ‘Google’ no qual poderá entender todas as nuances da nova legislação”, compara.

Segundo Sidney, a publicação servirá como guia seguro para consulta diária dos profissionais sobre o novo marco legal das contratações públicas no Brasil. “Assim como utilizavam o antigo Licitação Passo a Passo, ao qual recorriam todas as vezes que necessitavam aplicar a lei anterior, os profissionais que atuam na área de licitações, seja na aplicação cotidiana, como agentes públicos, seja na necessidade de conhecer suas minúcias, no caso daqueles que pretendem “vender” para a Administração Pública, ou ainda para os que, profissionalmente, necessitam conhecer suas filigranas jurídicas, como os advogados, procuradores etc., terão no livro ‘A Nova Lei de Licitações Passo a Passo’ um porto seguro para a solução de questões que certamente originarão na aplicação diuturna da Lei n° 14.133/2021.”

O livro “Nova Lei de Licitação Passo a Passo” está disponível em pré-venda na loja virtual FÓRUM. Acesse o link e adquira agora o seu exemplar.

Um comentário em “Livro traz análise minuciosa de todos os artigos da nova Lei de Licitações

  1. LUIZ PAULO GUIMARAES disse:

    Seguramente, um guia de suma utilidade para todos os profissionais que lidam com licitações.
    Parabéns Sidney por mais um sucesso.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *