Livro traz manual completo para candidatos a vereador em 2020

O papel do vereador, a legislação eleitoral e o marketing político estão entre os temas abordados no livro “Manual do candidato e da candidata a vereador(a)”, de autoria de Domingos Taufner. Na obra são tratadas as principais questões relacionadas às eleições para o poder Legislativo Municipal, entre elas, as funções de um vereador, como tomar a decisão de ser candidato, a importância da participação das mulheres nas eleições, as particularidades de uma eleição para vereador, o controle das finanças, a propaganda eleitoral, o uso das redes sociais, processo de votação e fiscalização, cálculo do quociente eleitoral, além de orientações para o início de um bom mandato.

Já na epígrafe do livro, o autor frisa a importância dos candidatos estarem preparados para as eleições.  “Quem é bem conhecido e tem um grande grupo de amigos costuma pensar, em uma visão inicial, de que é simples e fácil ser eleito Vereador. Entretanto, é uma das eleições mais complexas e disputadas que existe e que já provocou muitas decepções em quem se considerava ‘eleito’. Conhecer os meandros e particularidades da campanha para vereador é essencial para quem pensa em ingressar nesse pleito.”

Segundo Domingos, a publicação traz para os advogados militantes do Direito Eleitoral a oportunidade de rever os principais pontos da legislação eleitoral aplicáveis às eleições municipais. “Entretanto, devido à linguagem simples utilizada na obra, será útil também para os advogados que queiram fazer a sua iniciação no direito eleitoral. Esse fator (linguagem simples e acessível) também favorece que o próprio candidato tome conhecimento dos princípios básicos relativos da legislação eleitoral. E em muitos locais, os candidatos e candidatas a vereador (a) não têm condições de contratar um advogado para acompanhá-los no processo eleitoral, e aí precisaram ler mesmo”, destaca.

Taufner ressalta ainda que o livro não esgota o tema direito eleitoral, mas proporciona uma boa visão dele. “E é importante que advogados e candidatos acompanhem a evolução das leis e das decisões judiciais, pois a mudança é constante e o segredo é que se mantenham atualizados.”

Novidades da segunda edição

Com o prefácio do professor Jacoby Fernandes, a obra apresenta novidades em relação à primeira edição publicada há 20 anos.

“Na primeira edição, a inovação da época foi um capítulo dedicado ao uso da informática, pois naquele tempo isso era uma novidade. Esse capítulo deu lugar ao uso das redes sociais que atualmente é um dos principais meios de campanha. Em épocas normais já é o principal meio e agora muito mais devido à pandemia que estamos enfrentando que dificulta os contatos sociais feitos de maneira presencial”.

O autor conta que outra novidade é um capítulo dedicado especialmente à mulher candidata (na primeira edição o assunto já foi tratado, mas não na dimensão que está sendo abordado agora). O texto explica a evolução da participação feminina nas eleições e as regras, tanto de cota mínima quanto de financiamento mínimo, que devem ser respeitadas.

Também há uma parte dedicada a uma habilidade importante para os candidatos e candidatas que é a fala em público. Muitas pessoas são preparadas e têm um bom potencial de votos, mas têm dificuldade de falar em público e, portanto, é algo podem e devem melhor se preparar. O livro traz dicas importantes para isso.

Promoção

O “Manual do candidato e da candidata a vereador(a)” está com desconto de 25%, especial para o lançamento. Para adquiri-lo com o valor promocional, basta inserir o código “MANUAL_25” no campo “Cupom de Desconto” no momento da compra na Loja Virtual FÓRUM.

> Compre a obra agora com o desconto de 20%.

 

O livro também está disponível no formato e-book no site da Amazon.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *