Luna Barroso explica modelo de regulação da liberdade de expressão na internet

14 de julho de 2022

liberdade de expressão

No Dia da Liberdade de Pensamento, 14 de julho, a reflexão sobre esse direito, conquistado ao longo dos séculos, ganha ainda mais importância na atualidade. Com a ascensão da internet, das mídias e redes sociais, o conceito, tão largamente difundido, tem sido motivo de revisitação teórica e prática por diversos especialistas. Tudo devido à forma como esse direito vem sendo utilizado.

Com o compromisso de se manter na vanguarda dos temas que cercam a sociedade, a FÓRUM publicou, recentemente, com a autora Luna Barroso, a obra Liberdade de Expressão e Democracia na era digital – o impacto das mídias digitais no mundo contemporâneo.

Resultado da sua dissertação de mestrado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o livro, como explica Gustavo Binenbojm, professor titular de Direito Administrativo da UERJ, “capta com rigor e argúcia como as novas formas de interação social propiciadas pelas novas tecnologias – em especial, a internet e as plataformas digitais – impactaram a vida das pessoas, colocando em xeque conquistas civilizatórias, como a democracia e a liberdade de expressão”

O Professor, que escreveu o prefácio da obra, acrescenta ainda: “Se antes o problema democrático era a escassez de meios de acesso à informação, pela concentração das narrativas nas mãos de poucos veículos de comunicação e atores sociais mais poderosos, hoje as redes sociais descentralizaram o debate público, pluralizaram as fontes, multiplicaram exponencialmente o volume e o acesso a informações, criando novas oportunidades, mas também uma nova e complexa realidade”.

Para celebrar este Dia da Liberdade de Pensamento, a editora preparou uma entrevista esclarecedora com Luna Barroso, que falou sobre o assunto, seus desafios e como o profissional do Direito e a sociedade como um todo, podem contribuir para o debate positivo em tempos de ataques à essa conquista tão fundamental.

Assista a entrevista abaixo:

>>Conheça a obra aqui

Mais sobre o livro

Liberdade de Expressão e Democracia na era digital – o impacto das mídias digitais no mundo contemporâneo de Luna van Brussel Barroso, é um robusto material de pesquisa e aprofundamento sobre o tema. Com apresentação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, pai da autora, o livro traz, ainda, ao final, um modelo de regulação possível para ser adotado no Brasil.

A obra está disponível na nossa Loja Virtual e está com desconto de 30% até o fim do mês (consulte o regulamento).

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *