O que é gestão de riscos e a sua importância e principais impactos para as organizações

30 de dezembro de 2021

Gerenciar riscos é a capacidade de uma organização de gerenciar “incertezas”, seja ela positiva (ganho) ou negativa (perda). Daí, a lógica de que uma gestão de riscos efetiva é aquela que consegue antecipar o maior número de eventos incertos, no sentido de estabelecer uma dinâmica, após identificado, para sua priorização, tratamento e controle. Em resumo, falar de gestão de riscos é entender como identificar o risco, priorizar e tratar os eventos encontrados.

A importância da análise de riscos sob o viés do plano estratégico decorre do fato de que são considerados riscos todos os eventos incertos que possam influenciar, de forma positiva ou negativa, o atingimento de objetivos e metas, estes previstos normalmente nos planos estratégicos das empresas.

A análise de riscos para implantação do programa de integridade consiste na identificação de quais relações e processos internos são mais suscetíveis a eventos de riscos que, caso se concretizem, podem impactar significativamente no cumprimento das metas da organização.

Entre os possíveis impactos, pode-se verificar a existência de danos de natureza financeira, de imagem, operacional, regulatória, ambiental, entre outros.

O programa de integridade, diante dos riscos mapeados, tem por objetivo criar mecanismos internos que ofereçam respostas aos riscos de compliance, ou seja, àqueles que versem sobre desvios de conduta, violações das diretrizes fundamentais da empresa, normas internas, descumprimento de leis e regulamentos.

Quando implementada, a gestão dos riscos possibilita, por exemplo: aumentar a probabilidade de atingir os objetivos; encorajar uma gestão proativa; atentar para a necessidade de identificar e tratar os riscos através de toda a organização; melhorar a identificação de oportunidades e ameaças; atender às normas internacionais e requisitos legais e regulatórios pertinentes; melhorar o reporte das informações financeiras; 

 

Aprofunde-se no tema:

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *