Obra discute os princípios e práticas da negociação ética

27 de fevereiro de 2012

Os estudos jurídicos têm sido realizados, predominantemente, sob o enfoque do litígio, sendo raros os exemplos de universidades brasileiras que abordem a resolução de problemas com base na conciliação. Esse tipo de postura está, cada vez mais, servindo para o abarrotamento dos foros com processos demorados, o que de maneira evidente contribui para um menor nível de eficiência do serviço público e, em linha direta, para a negação da cidadania.

Por conta disso, o livro Negociação ética para agentes públicos e advogados – Mediação, Conciliação, Arbitragem, Princípios, Técnicas, Fases, Estilos e Ética da Negociação, dos autores Márcia Amaral Corrêa de Moraes e Paulo Valério Dal Pai Moraes, em linguagem acessível, busca mudar o foco da tradicional conduta duelística, trazendo à discussão os princípios e práticas da negociação ética por intermédio de uma linguagem acessível, sempre ilustrada por exemplos e casos concretos comuns ao dia a dia de agentes públicos em geral, bem como de advogados.

O livro é fruto do estudo e da vivência dos autores no enfrentamento de problemas e conflitos que naturalmente acontecem na vida de qualquer um, seja em nível pessoal como no âmbito profissional. Os autores buscam uma interlocução com o leitor, de modo a evidenciar que a negociação, além de possuir uma dimensão relacional, deve respeitar a cultura da sociedade. Afinal, negociar de maneira profícua envolve o desenvolvimento de posturas eficazes de comunicação e troca de informações, com vistas à satisfação de todos os partícipes do processo de resolução de problemas.

Confira:

“Negociação ética para agentes públicos e advogados – Mediação, Conciliação, Arbitragem, Princípios, Técnicas, Fases, Estilos e Ética da Negociação”
Márcia Amaral Corrêa De Moraes e Paulo Valério Dal Pai Moraes
244 páginas
Editora Fórum – 1ª Edição 2012
Preço: R$ 49,00 (Clique aqui para comprar)

Opinião

“Os leitores estão diante de uma obra-chave para superar a cultura adversarial dominante. Paulo Valério e Márcia abrem, com grande consistência, as portas de um mundo, no setor público, no qual os conflitos não mais serão varridos para um canto, porém, resolvidos, em tempo útil, com diálogo, talento e elevada eticidade. Guia útil para milhares de agentes públicos e advogados, que se credenciarão, assim, como hábeis facilitadores de resolução efetiva dos problemas reais da cidadania, em vez de perpetuação dos males que envolvem o poder maldirigido. Um livro, portanto, que se torna, sem favor e desde logo, novo referencial em negociação ética, nas relações administrativas brasileiras.” Juarez Freitas

Sobre os Autores:

Márcia Amaral Côrrea de Moraes

Graduada em Pedagogia pela UFRGS, especializada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIP, mestrado em História e Filosofia da Educação pela USP e doutorado em Psicologia e Educação pela USP. Professora e Diretora de Ensino Adjunta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Experiência na prática da negociação como ferramenta educacional, atuando principalmente na solução de conflitos e na autorregulação dos processos de aprendizagem humanos como mecanismos de transformação intra e interpessoal.

Paulo Valério Dal Pai Moraes

Advogado na cidade de Porto Alegre, tendo ingressado no Ministério Público em 1989. Atualmente é Procurador de Justiça, exercendo suas atividades junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. É especialista em Direito Processual Civil pela PUCRS, tendo publicado tese com o título Conteúdo interno da sentença: eficácia e coisa julgada. Também é mestre em Direito do Estado pela PUCRS. É palestrante da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul e ministra cursos sobre negociação para agentes públicos e advogados.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *