Obras sobre patrimônio cultural ganham sessão de autógrafos no VII Workshop Arqueológico de Xingó

8 de outubro de 2012

Duas importantes obras da Editora Fórum sobre Patrimônio Cultural vão ganhar sessões de autógrafos no próximo dia 17 de outubro na Universidade Federal de Sergipe – UFS:   “Direito ao (do) Patrimônio Cultural Brasileiro“, de Inês Virgínia Prado Soares, e “Estudos de Direito do Patrimônio Cultural“, de Marcos Paulo de Souza Miranda e José Eduardo Ramos Rodrigues. Elas acontecem dentro da programação do VII Workshop Arqueológico de Xingó, às 17h, no Auditório da Reitoria da Universidade, na cidade de São Cristóvão, Região Metropolitana de Aracaju.

Direito ao (do) Patrimônio Cultural Brasileiro“, de Inês Virgínia Prado Soares, é resultado de abrangente pesquisa sobre concepções, conceitos, normas e fragilidades que tocam a tutela jurídica do patrimônio cultural brasileiro. De forma didática e clara, a autora parte da perspectiva democrática estabelecida na Constituição e, sob a ótica dos direitos e interesses difusos e coletivos, traz para o direito as noções utilizadas nas diversas áreas que lidam com patrimônio cultural. Por isso, o leitor encontrará referências relevantes para tratar concretamente as questões que envolvem os interesses culturais, tanto no plano individual, como coletivo.

 

Estudos de Direito do Patrimônio Cultural“, de Marcos Paulo de Souza Miranda e José Eduardo Ramos Rodrigues, trata, em 16 capítulos, de maneira aprofundada, um dos mais importantes e atuais temas que desafiam os estudiosos e operadores do direito que militam na área. Em tempos mais recentes, a tutela jurídica do patrimônio cultural ganhou espaço nas constituições das mais diferentes nações, e normas complementares de direito interno ou comunitário surgiram em número expressivo com o intuito de tutelar o uso, fruição, intercâmbio, preservação e gestão dos bens culturais. No Brasil, ante as mudanças sociais e econômicas da última década e os conflitos instaurados em razão do fortalecimento da cidadania e da implantação de políticas públicas voltadas para a preservação dos legados culturais, surgiu a necessidade do estudo específico sobre um domínio antes pouco explorado.

Serviço:

Data: 17 de outubro de 2012
Obras: Direito ao (do) Patrimônio Cultural Brasileiro – Inês Virgínia Prado Soares
Estudos de Direito do Patrimônio Cultural –  Marcos Paulo de Souza Miranda e José Eduardo Ramos Rodrigues
Evento: VII Workshop Arqueológico de Xingó
Horário: 17h
Local: Hall do Auditório da Reitora da Universidade Federal de Sergipe. Av. Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa Elze, São Cristovão, Sergipe

Adquira as obras na Loja Virtual da Editora Fórum
ou ligue  (31) 2121-4949 / 0800 – 704 3737

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *