Por que contratar a biblioteca digital de direito para a sua instituição de ensino?

30 de julho de 2019

As bibliotecas digitais se tornaram mais do que uma tendência de ensino.  São realidades.  Elas são exigidas para atenderem as necessidades de uma nova geração de estudante que cresceu convivendo com a transformação digital na comunicação e no acesso à informação.

Para terem mais chances de aumentar a nota de avaliação do Ministério da Educação (MEC), as instituições de ensino devem oferecer aos alunos e professores os melhores livros digitais, atualizados e com a praticidade de acesso.

Conforme previsto no indicador 3.6, do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação e Pós Graduação (Presencial e a Distância) de outubro de 2017, para obter o conceito 3 (em uma escala de 1 a 5) na avaliação do MEC, o acervo físico de sua instituição de ensino superior (IES) deve ser tombado e informatizado. Além disso, o indicador 3.6, referente à bibliografia básica, exige que o acervo virtual possua acesso ininterrupto e simultâneo aos usuários, com disponibilidade total da bibliografia básica por 24 horas, em todos os dias da semana (inclusive sábados, domingos e feriados).

Para alcançar o conceito 3 na avaliação do MEC, a instituição deve possuir pelo menos um exemplar dos títulos exigidos como bibliografia básica para cada grupo de 10 a 15 estudantes. No entanto, caso a faculdade disponibilize o livro também em versão digital, a proporção sobre para 13 a 19 alunos.

Em relação à bibliografia complementar, indicador 3.7, o MEC reconhece 100% do material em formato digital nos cursos presenciais, para atingir nota 5 na avaliação de ensino.

Uma boa solução para as faculdades de ciências jurídicas é a Biblioteca Digital de Direito – Seleção de Livros.  Composta por 46 livros jurídicos digitais – certificados com o selo editorial FÓRUM de qualidade –, ela é voltada para todos os períodos dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito.

A biblioteca soluciona as necessidades de aprendizado dos alunos dos cursos de Direito e aprimora seus estudos por meio da união dos livros jurídicos digitais de excelência com recursos tecnológicos, que proporcionam navegação intuitiva, facilidade de busca, ferramentas para auxiliar o aprendizado e interatividade. A ferramenta oferece benefícios que atendem tanto a instituição, na gestão de acervos, quanto para os usuários, na qualidade e facilidade de acesso, como:

  • Aquisição vitalícia, sem necessidade de renovação
  • Facilidade em realizar as pesquisas, retorno selecionado
  • Economicidade de recursos financeiros e espaço físico
  • Adequado aos critérios de avaliação do MEC
  • Integração total com o sistema de gestão de acervo
  • Acervo digital
  • Facilidade no tombamento e gestão do acervo
  • Perdas zero com empréstimos e logística
  • Cobertura de todas as disciplinas da grade curricular para graduação e pós-graduação em Direito
  • Autores conceituados

Quer conhecer mais sobre a Biblioteca Digital de Direito – Seleção de Livros, solicite mais informações e saiba como implantar a ferramenta em sua faculdade de Direito.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *