Quais as novas regras para dispensa de licitação em casos de emergência ou calamidade pública segundo a Lei nº 14.133/21?

13 de maio de 2022

A Nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133/21 estabelece no artigo 75 as diversas hipóteses de dispensa de licitação. E, no inciso VIII do referido artigo, constam os casos de calamidade pública ou emergência, como exemplo da pandemia provocada pela Covid-19.

As contratações para situações de emergência ou calamidade pública são aquelas que caracterizam urgência de atendimento em prol de pessoas, bens ou equipamentos públicos ou particulares, valendo apenas para as aquisições supostamente suficientes para debelar o estado emergencial. Isso a ocorrer dentro de até um ano da ocorrência – e não da contratação. 

Emergência é uma situação que assim pode ser oficialmente declarada ou não. Enquanto calamidade só existe por decretação oficial. O prazo máximo foi duplicado em relação à Lei nº 8.666/93 e, agora, o texto proíbe, além de prorrogação do contrato por mais de um ano, a recontratação da mesma empresa em caso de ser necessário mais tempo de execução.

  • Leia mais

O “calo” do licitante: as contratações emergenciais

3 formas de caracterizar corretamente uma situação emergencial

Toda atenção deve ser emprestada a essas contratações emergenciais, eis que este inciso se revelou ao longo das décadas o mais temerário de todos, com frequentes rejeições das contas respectivas em face de variados defeitos, sobretudo a da emergência fictícia, forjada, ou das recontratações em linha de produção, como regra, e não como exceção.

Fonte: Livro “Lei nº 14.133/2021 comentada” de Ivan Barbosa Rigolin.

Aprofunde-se no tema

Para saber mais sobre o assunto, visite nossa Loja Virtual e confira a obra completa de Ivan Barbosa Rigolin com o título “Lei nº 14.133/21 comentada” – Editora FÓRUM. Lançado este ano, o livro é a visão crítica do novo marco legal das contratações, por meio de comentários de artigo por artigo.

Até o dia 31 de maio será possível encontrar a obra com 20% de desconto na Campanha de Lançamentos 2022 (consulte o regulamento).

Veja o livro aqui.

Programa de Capacitação FÓRUM 2022

Para enfrentar os desafios no âmbito das licitações e contratações públicas, a Editora FÓRUM também conta com um programa inédito e exclusivo de qualificação. O Programa de Capacitação FÓRUM 2022 é dividido em 4 eixos temáticos complementares (Nova Lei de Licitações; Controle; LGPD e Improbidade Administrativa) compostos por cursos interconectados sobre os temas mais desafiadores da Administração Pública na atualidade à disposição de gestores e profissionais do Direito Público.

O eixo da Nova Lei de Licitações, elaborado em parceria com o Observatório da Nova Lei de Licitações, agrega um time de professores com longa trajetória prático-profissional e vasto conhecimento acadêmico, tais como Victor Amorim, Anderson Pedra, Tatiana Camarão, Rafael Jardim Cavalcante, Ronny Charles, Rafael Sérgio de Oliveira, Jorge Ulisses Jacoby, Dawison Barcelos, Marcus Vinicius Reis de Alcântara, Paulo Alves, Cristiana Fortini e Gabriela Pércio.

Os cursos abordam desde a implementação da NLLC até a estruturação, organização e interfaces da atuação da assessoria jurídica e do controle interno com base na Lei nº 14.133/21. A próxima turma acontece dia 17 de maio com o tema PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES: ETP, TR E ESTIMATIVA DE DESPESAS.

Confira a grade completa de cursos do eixo de Nova Lei de Licitações neste link. Para acessar todos os outros treinamentos do Programa, basta clicar aqui.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *