Uso da TI na Prevenção da Corrupção é tema do VII Fórum Brasileiro de Combate à Corrupção na Administração Pública

2 de dezembro de 2011

Fórum Brasileiro de Combate à Corrupção na Administração Pública

Como a tecnologia da informação pode se transformar em uma importante ferramenta na prevenção e no combate à corrupção? Para debater esta questão, o Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria-Geral da União, Mário Vinícius Claussen Spinelli, vai palestrar no próximo dia 8 de dezembro dentro da programação do VII Fórum Brasileiro de Combate à Corrupção na Administração Pública, que acontece em Brasília.

Importante instrumento de prevenção contra a corrupção, a TI pode ser aplicada nas avaliações das bases de dados dos gastos públicos. Estas ferramentas podem, por meios destas análises, localizar as situações atípicas. A partir daí podem ser identificados desvios que possam ocasionar prejuízos aos cofres públicos.

Além destas ferramentas, Mário Vinícius Claussen Spinelli também vai falar sobre transparência e a importância do acesso da população às informações públicas. Duas ferramentas podem servir de exemplo: o uso do pregão eletrônico e a criação de sites da transparência na internet – como o premiado Portal da Transparência, administrado pela CGU.

Lançado em 2004, o Portal da Transparência expõe ao controle social a utilização do orçamento público federal. Premiado pelas Nações Unidas, o portal é hoje referência internacional, ao permitir que qualquer cidadão, sem a necessidade de senha, acompanhe a execução orçamentária dos programas e ações do Governo Federal.

Saiba Mais:
VII Fórum Brasileiro de Combate à Corrupção na Administração Pública
Data
: 8 e 9 de dezembro de 2011
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, Quadra 6 – Lote 1 – Conj. A
Brasília – DF
Clique aqui para ver a programação completa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *