Webinar debate mudanças nas práticas punitivas no modelo socioeducativo

12 de Março de 2021

O método praxiológico de Pierre Bourdieu e os resultados da pesquisa indicando sugestões para mudanças nas práticas punitivas no campo socioeducativo será o foco do webinar de lançamento do livro  “O Silêncio além das Grades“, com a autora da obra, Ana Cláudia de Souza Valente, e as professoras convidadas Karyna Batista Sposat e Liziane Paixão Silva Oliveira. A conferência ocorrerá no dia 17 de março, às 10 horas (horário de Brasília).

Para a autora Ana Cláudia, a importância do tema se dá em torno das reflexões sobre o agir das instituições e agentes que compõem o campo socioeducativo. “Iremos mostrar os desafios que devemos superar para atingir os objetivos normativos na aplicação de medidas socioeducativas, especialmente a internação.”

A obra  “O Silêncio além das Grades”  é fruto de dissertação de mestrado da autora e busca identificar quais seriam as bases de um modelo de atendimento para adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no Distrito Federal, uma vez que a construção jurídica da responsabilidade penal para adolescentes não se mostra suficiente para orientar a práxis. 

O objeto estudado no livro foi a governança Intersetorial do campo de administração da justiça penal juvenil, compreendendo a segurança pública, o sistema de justiça e os órgãos de execuções de medidas socioeducativas, pois, ao reproduzirem as mazelas do sistema penal adulto, promovem isomorfismo que dificulta a proteção dos adolescentes autores de atos infracionais.

As inscrições para a palestra online são gratuitas e podem ser realizadas neste link

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *