Qual é o papel e a necessidade do controle interno no atual contexto da gestão pública no Brasil?

controle-interno-palestra

O papel e a necessidade do controle interno no contexto atual da gestão pública, seus dilemas, seus modelos de organização e como melhorar a sua atuação. Estes são os principais pontos que o analista de Finanças e Controle do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, Marcus Braga, abordará em sua palestra durante o 12º Fórum Brasileiro de Controle da Administração Pública.  O evento, promovido pelo Grupo Fórum, ocorrerá nos dias 20 e 21 de outubro no auditório da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, na capital fluminense.

Com o tema “Controladoria no setor público: modelos de organização do controle interno”, o palestrante pretende mostrar a importância do controle interno para a administração pública. “O controle interno é uma função essencial para a gestão pública, propiciando eficácia, transparência e melhorando a relação com os outros atores do controle e a população, e ainda, permitindo ao governante gerir melhor a complexa máquina pública, fortalecendo também a confiança da população na gestão”, ressalta Braga.

Marcus Braga destaca ainda a relevância do controle no contexto político atual do Brasil e adianta o que apresentará em sua conferência. “Hoje, com as ações decorrentes da chamada Operação Lava Jato, o tema da corrupção e afins entraram na pauta e a palestra visa trazer outras visões sobre o combate e a prevenção da corrupção, ressignificando o papel do controle interno, sua forma de organização, explorando como este pode dar conta dos desafios postos.”

Sobre o palestrante

Doutorando em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ (GPP/PPED/IE/UFRJ). Analista de Finanças e Controle do quadro do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, atualmente cedido ao Ministério da Saúde, desempenhando as funções de Auditor Interno da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Palestrante e autor de diversos livros e artigos na área da governança e do controle interno.

Serviço

12º Fórum Brasileiro de Controle da Administração Pública
20 e 21 de Outubro de 2016
Auditório da Procuradoria Geral do Estado
Rio de Janeiro/RJ
Programação completa do site: http://editoraforum.com.br/hotsite/12fbcap/