5 doutrinadores jurídicos imprescindíveis na bibliografia dos cursos de Direito

 

Para o estudo aprofundado e analítico das normas e princípios do Direito, é fundamental que o pesquisador tenha acesso a um acervo bibliográfico com doutrinas de relevância acadêmica. A qualidade das fontes de pesquisa está associada diretamente ao destaque dos doutrinadores no mercado editorial. Contar com bons autores e estudiosos para o embasamento jurídico significa mais segurança na produção científica de artigos, monografias, teses, entre outros. Algo imprescindível principalmente nas bibliotecas dos cursos de Direito, já que a excelência do ensino também está atrelada à qualidade bibliográfica oferecida aos alunos e professores.

Listamos abaixo alguns nomes que consideramos obrigatórios para consulta nas áreas do Direito Civil, Direito Constitucional e Direito Administrativo, confira:

Marcos Ehrhardt Jr

Referência em Direito Civil, Marcos Erhardt é doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre e especialista pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ele é professor de Direito Civil na graduação e pós-graduação (Mestrado) da UFAL, do Centro Universitário CESMAC, da Escola Superior da Magistratura em Pernambuco (ESMAPE) e da Escola Superior da Advocacia em Alagoas (ESA/AL).

Ehrhardt coordena a Revista Fórum de Direito Civil (RFDC) e é autor de diversos livros, como “OS 10 anos do Código Civil evolução e perspectivas”, “A função social nas relações privadas”, “Impactos do Novo CPC e do EPD no Direito Civil brasileiro” e “Transformações no Direito Privado nos 30 Anos da Constituição”.

 

Daniel Sarmento

Professor titular de Direito Constitucional e coordenador da Clínica de Direitos Fundamentais da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Daniel Sarmento leciona na graduação, mestrado e doutorado, além de ministrar aulas e conferências em diversos outros cursos de pós-graduação. Daniel é mestre e doutor em Direito Constitucional pela UERJ e pós-doutor pela Yale University, nos Estados Unidos. Autor de famosas obras de Direito Constitucional, entre elas, destaque para “Direitos, Democracia e República”, “Dignidade da Pessoa Humana – Conteúdo, Trajetórias e Metodologia” e “Direito Constitucional – Teoria, História e Métodos de Trabalho”.

 

Luiz Fux

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux é doutor em Direito Processual Civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), na qual também é professor titular de Processo Civil. Publicou e coordenou excelentes obras nas áreas do Direito Eleitoral e Constitucional, como “Jurisdição Constitucional – Cidadania e Direitos Fundamentais”, “Novos Paradigmas do Direito Eleitoral” e “Tratado de Direito Eleitoral”.

 

Luís Roberto Barroso

Mestre em Direito pela Universidade de Yale, doutor e Livre-Docente pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Luís Roberto Barroso é pós-Doutor pela Universidade de Harvard e atualmente ocupa o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Ao longo de sua vida acadêmica e profissional, tornou-se muito reconhecido por suas obras sobre Direito Constitucional. Ele é um dos criadores do programa de pós-graduação em Direito Público da UERJ, um dos mais renomados no Brasil. É autor dos livros “A judicialização da vida e o papel do Supremo Tribunal Federal”, “Um outro país: transformações no Direito, na ética e na agenda do Brasil”, “O novo Direito Constitucional brasileiro: contribuições para a construção teórica e pratica”, entre outros.

 

Marçal Justen Filho

Um dos principais nomes do Direito Administrativo brasileiro, Marçal Justen Filho é advogado formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre e doutor em Direito do Estado pela PUC-SP. Foi professor titular da Faculdade de Direito da UFPR, Visiting Fellow no Instituto Universitário Europeu e Research Scholar na Yale Law School. É autor de diversos livros, sendo os mais conhecidos “Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos”, “Curso de Direito Administrativo”, “Comentários ao RDC” e “Direito da Infraestrutura”.

 

Os principais doutrinadores jurídicos em uma só biblioteca

Desenvolvida para ter o mais atrativo acervo digital para bibliotecas de instituições de ensino, a Biblioteca Digital de Direito-Seleção de Livros Acadêmicos conta com 46 livros jurídicos assinados pelos principais doutrinadores do país voltados para todos os períodos dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito.

Conheça mais sobre a Biblioteca Digital de Direito.