Como fundamentar sua peça jurídica por meio de vídeos de palestras

28 de maio de 2021

videos de palestras

Além de livros e revistas, palestras e conferências também são referências reconhecidas na fundamentação de peças jurídicas. Por se tratarem de espaços em que estudiosos compartilham suas opiniões e debatem sobre temas que estão em evidência, são bases atualizadas para pesquisa. Ter acesso a vídeos que apresentam esses diálogos podem, portanto, respaldar sua argumentação de forma mais consistente e assertiva.

A produção e divulgação de palestras online são cada vez mais comuns. É possível encontrar vídeos sobre os mais diversos assuntos na rede. No entanto, nem todos tratam dos temas com autoridade. Por isso, é necessário saber se os palestrantes destes materiais são referência no tema abordado. Utilizar em sua argumentação o ponto de vista de autores reconhecidos na área em eventos notórios pode torná-la mais estruturada e fortalecida.

Outro ponto a ser observado é a procedência desses materiais. O trecho de um vídeo apresentado fora de contexto pode fragilizar o argumento utilizado em seu material. Além disso, identificar se o compartilhamento é originário de uma fonte segura garante que informações como a data e o tema do evento estarão corretas. Fica resguardado também que os arquivos poderão ser acessados a qualquer momento, caso seja necessário retomá-lo.

Como fazer a referência de vídeos em meios eletrônicos

Conforme orientações da NBR 6023 da ABNT, as referências devem obedecer aos padrões indicados para filmes, vídeos, entre outros, acrescidas de informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online e outros). Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento. A referência do conteúdo deve ser da seguinte forma seguindo o exemplo abaixo:

PIRONTI, Rodrigo. A Importância do Processo de Adequação À Lei de Proteção de Dados – Lgpd. In: Palestras, 24 de set. de 2020, Belo Horizonte. Belo Horizonte: Fórum, 2020. son., color. Disponível: https://www.forumconhecimento.com.br/video/2920. Acesso em: 26 maio 2021.

Plataforma com mais de 400 vídeos de juristas

A FÓRUM disponibiliza um acervo com mais de 400 vídeos gravados durante conferências e palestras exclusivas, ministradas nos encontros e debates que ela realiza e patrocina, por meio da Plataforma FÓRUM de Conhecimento Jurídico®, além de apresentações únicas feitas em parceria com grandes autores sobre os temas mais atuais do Direito. Ricas fontes de citação para fundamentar de processos, opiniões e debates dos juristas mais prestigiados do Brasil estão nesses materiais. Com as funcionalidades da ferramenta, os vídeos podem, inclusive, ser citados de acordo com as normas da ABNT. Desta forma, a instituição que tem acesso à plataforma dispõe de um valioso material de ensino.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *