I FÓRUM Vivência Ética: o valor basilar da editora vivido na prática

30 de novembro de 2021

A integridade foi tema central do I FÓRUM de Vivência Ética, que aconteceu de 8 a 17 de novembro de 2021. Promovido pelo setor de Governança Corporativa da FÓRUM, o programa de imersão online teve a presença do presidente da editora, além dos funcionários e parceiros. Sobre a ampla participação stakeholders no evento, o diagramador terceirizado, Walter Santos, diz que “a FÓRUM está de parabéns pela iniciativa de, mais um vez, integrar todos os parceiros e colaboradores nesse processo de vivência ética saudável, com vistas ao futuro de nosso país.”

A abertura do I FÓRUM Vivência Ética, realizada no dia 8 de novembro, contou com a fala de Luís Cláudio Rodrigues Ferreira, presidente, editor e fundador da editora, reforçando um a um os valores da empresa. Posteriormente, a equipe de Governança Corporativa, composta por Fernanda Vieira de Souza e Edilaine de Sousa Alves Ferreira, contextualizou o Programa de Compliance e Integridade da FÓRUM e sua importância, além de repassar os principais pontos do Código de Ética e Conduta. 

Sobre código de ética

Neste dia, o encontro encerrou com palestra do professor e autor da casa Marcelo Zenkner intitulada “Ética, moralidade e integridade: a importância da governança pública e corporativa no mundo contemporâneo”. Em sua fala, Zenkner mostra, a partir de sua vasta experiência profissional e acadêmica, a importância do trabalho preventivo para o combate à corrupção e desvio de conduta. Segundo ele, o comportamento humano é definido por dois fatores, os valores pessoais e o meio ao qual o indivíduo está inserido, e por isso este meio deve ser capaz de dinamizar boas ações. 

Piramide da Ética

O autor trouxe ainda importantes conceitos para o evento. Ele apresentou a concepção de Ética como um conjunto de valores vigentes em um determinado espaço e tempo, e que portanto pode variar de acordo com esses fatores. Sobre Honestidade, de acordo com o professor, diz-se do cumprimento dos valores éticos sistematizados na forma da lei. Moralidade corresponde ao cumprimento dos valores éticos ainda que não sistematizados em corpo de lei. Ao observar a Honestidade e a Moralidade, tem-se a Probidade. Acima de todos esses conceitos, ele destacou a Integridade que corresponde a fazer o que é certo sendo observado ou não, para além do que está sistematizado nas leis ou ainda que se seja averso à maioria e portanto sob pressão.

Luís Cláudio sobre Ética

Sobre a palestra, Rômulo Gonçalo de Jesus, que atua no setor comercial de Livros disse que “as falas do Dr. Marcelo e as leituras indicadas me fizeram ter mais curiosidade sobre o assunto, além de um horizonte mais aberto para entendimento sobre o tema”.

 

 

Ações complementares e treinamento

O I FÓRUM de Vivência Ética seguiu com o treinamento dos funcionários conjugando pílulas de informações sobre a temática com textos, imagens, vídeos e áudios enviados aos participantes para fixação do assunto e um momento de treinamento com a equipe de Governança. Na ocasião, conceitos teóricos foram apresentados de forma lúdica com exemplos práticos e um teste de conhecimentos ao final.

Claudia Renata Campos, do setor de Relacionamento Institucional, relata que adorou a experiência. “Foi um trabalho muito bem elaborado e que ao final foi possível entender melhor a teoria aplicada na prática”, conta ela. Ricardo Onodera, do setor de TI, considerou que o espaço para discussão e exposição das nossas ideias e dúvidas sobre o tema foi muito importante.

Fernanda Vieira, uma das idealizadoras do evento, afirma que foi “um grande desafio realizado com muito amor, estudo e parceria. É uma semente para germinar por toda a existência da FÓRUM. Um propósito de fortalecer e potencializar a sua cultura de integridade, engajando positivamente as pessoas e agregando valor à vida em sua plenitude.” Edilaine, que também fez parte da organização, complementa que “é muito gratificante fazer parte disso e poder acompanhar de perto os elos sendo construídos e a cultura ética da FÓRUM se tornando cada vez mais forte.”

 

Confira todos os depoimentos do I FÓRUM de Vivência Ética na íntegra

 

PARCEIROS/TERCEIRIZADOS

Walter Santos (Diagramador terceirizado)

“A Fórum está de parabéns pela iniciativa de, mais um vez, integrar todos os parceiros e colaboradores nesse processo de vivência ética saudável, com vistas ao futuro de nosso país.”

Maria Elisabete Sousa (Revisora terceirizada)

Foi uma excelente oportunidade para conhecer melhor a empresa para a qual trabalho a um bom tempo. Meus contatos quase sempre são on-line, mas todas as pessoas com as quais eu me relaciono aí são especiais (principalmente a Aline e o Leonardo, com quem tenho contato mais direto). 

Jeferson Magalhães (Suporte de Infraestrutura terceirizado)

“Após as palestras tivemos uma rodada de discussão e isso foi fundamental para verificarmos que estamos indo no mesmo rumo.”

 

FUNCIONÁRIOS

Aline Sobreira de Oliveira – Editorial

“Sempre gosto dos eventos em que podemos conversar sobre valores e ações íntegras e alinhadas com a missão da empresa. Acho que isso reforça a cultura que a instituição traz como bagagem e quer compartilhar com todos que a integram.
Temos novos funcionários e estagiários, que não convivem conosco fisicamente e que talvez não conheçam muito bem ainda como os valores da empresa se realizam na prática.
E infelizmente vivemos num país em que é comum que empresas tenham práticas questionáveis como parte de sua cultura, então é essencial demonstrar que aqui o padrão comportamental é diferente, e o que consta “no papel” é de fato praticado diariamente. ” 

Allyson Alves  – Marketing

“A importância de ações como esta é enorme no empoderamento de todos os envolvidos, deixando claros os caminhos a seguir.”   

Amanda Morais – Marketing

“Os conteúdos apresentados e os dois encontros que tivemos foram muito bacanas. Tanto a palestra do professor Marcelo Zenkner, que trouxe um conteúdo super relevante de forma clara e muito eloquente, quanto o treinamento que tivemos com Edilaine e Fernanda, com um conteúdo rico, prático e dinâmico, nem vi o tempo passar, pois foi muito agradável. Fico muito feliz em fazer parte de uma empresa que preza pela ética e integridade e vive na prática os seus valores.”  

Cinara Miranda – Relacionamento Institucional

“No atual cenário nacional e mundial falar em governança e compliance faz-se mais que necessário! Perceber e poder participar ativamente disso dentro da Fórum é motivo de orgulho e também de ainda mais comprometimento e responsabilidade com meu trabalho e com tudo que o envolve dentro da Editora e fora dela, pois são pilares fortes e coesos com os quais, cada dia mais, destacamo-nos positivamente no nosso ramo de negócio, fortalecendo nossa imagem e reputação diante de todos os publicos-alvos e sociedade em geral. Mais que teoria, vivenciamos ativamente a prática desses conceitos, esse é o nosso diferencial!”

Claudia Renata Lima S Campos – Relacionamento Institucional

“Adorei a experiência foi um trabalho muito bem elaborado e que ao final foi possível entender melhor a teoria aplicada na pratica. “

Cristina Gomes – Eventos

“PERFEITO.”     

 Daniela Lima  – Relacionamento Institucional

“É sempre muito importante termos esse espaço para aprendermos e debatermos temas tão relevantes. Essa troca de conhecimento é excelente e o formato que a Fórum abordou foi descontraído e leve, aprendemos, participamos e trocamos muitas experiências. Parabéns!” 

Débora Watanabe – Marketing

“Sinto-me parte da “VIDA” na Fórum e tenho orgulho de participar de algo que vivencio e acredito profundamente. Não poderia deixar de exaltar o setor de Compliance, não só pela maestria dos desdobramentos realizados como também pelos resultados que alcançamos como equipe.”

Helena Sousa – Relacionamento Institucional

“O curso foi bastante esclarecedor e com uma dinâmica bem agradável, superou minhas expectativas. Saio com a determinação de cada vez mais a empresa se compromete com a valorização da vida e a equipe de Compliance avança com o comprometimento de praticar novas ações para que tenhamos um resultado consistente.”

João Victor Sousa – Logística

“Foi uma experiência de aprendizado, pois conhecia pouco sobre o assunto.”  

Leonardo Eustáquio Araújo – Editorial

“Foi uma palestra ótima, mas poderiam otimizar melhor o tempo. Eu gostaria que tivesse sido aberto um momento de debate, perguntas e respostas, pois é sempre bom trocar experiências. Creio que se deva pensar num formato assim para os próximos eventos.”

 Lucileide Faustino de Souza – Financeiro

“Agregou muito na minha vida profissional e pessoal, conteúdo de bastante relevância, sendo aplicações dinâmicas agradáveis.”    

 Mariana Luiza Nunes Machado – Relacionamento Institucional

“Aprendendo sempre mais um pouco….Essa é a sensação que tenho, quando acontece algum evento/palestra dentro da Fórum para os funcionários.”  

Marina Pena – Relacionamento Institucional

“Achei uma ótima iniciativa. Agregou muito para os meus conhecimentos na matéria.”

Nélia Lacerda – Administrativo

“Conteúdo rico, muito bem preparado e bem esclarecido.”      

Ricardo Onodera – TI

“Achei muito boa, o espaço para discutirmos e expormos nossas ideias e dúvidas sobre o tema e muito importante.”   

Rômulo Gonçalo de Jesus – Comercial de Livros

“A minha experiência referente a palestra foi excepcional. As falas do Dr. Marcelo e as leituras indicadas me fizeram ter mais curiosidade sobre o assunto e me fez ter um horizonte mais aberto para entendimento sobre o tema.”   

Vanderleia Dias – Financeiro

“Um grande aprendizado que obtive com o Fórum. E uma fala do professor que me marcou, foi como ele toma suas decisões, “Minha decisão vai envergonhar meus filhos, marido, minha mãe, se sim, eu não faço”.  

Victor Barros – Comercial de Livros

“A forma como o conteúdo foi disponibilizado, me prendeu. Temas que costumam gerar um certo desconforto para serem tratados, foram abordados com muita clareza e tranquilidade.”  

Wellingthon Camargo – Editorial

“Minha experiência com o I Fórum de vivência ética foi excelente; tenho me interessado bastante pelo tema e foi muito interessante a abordagem mais prática e visual, deixou mais claro os contextos em que tais situações podem ocorrer, o que definitivamente contribui para agir corretamente caso algum dia de fato algo venha a ocorrer.”   

 

GOVERNANÇA

Fernanda Vieira de Souza – Jurídico e Governança Corporativa

“Um grande desafio realizado com muito amor, estudo e parceria. É uma semente para germinar por toda a existência da FÓRUM. Um propósito de fortalecer e potencializar a sua cultura de integridade, engajando positivamente as pessoas e agregando valor à vida em sua plenitude.”

Edilaine de Sousa Alves Ferreira – Qualidade e Governança Corporativa

“Uma experiência incrível, cheia de desafios, aprendizado e cumplicidade. É muito gratificante fazer parte disso e poder acompanhar de perto os elos sendo construídos e a cultura ética da FÓRUM se tornando cada vez mais forte.”

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *