Nova ministra do Supremo toma posse nesta segunda-feira

19 de dezembro de 2011

Rosa Maria Weber (STF)
Rosa Maria Weber faz companhia a Cármen Lúcia

A nova ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Maria Weber, toma posse nesta segunda-feira (19/12). Ela, que foi indicada por Dilma Roussef em novembro, foi aprovada pelo plenário do Senado por 19 votos a 3, e assume a vaga de Ellen Gracie, que se aposentou em agosto.

Gaúcha de Porto Alegre, Rosa Weber era ministra do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e foi juíza por 35 anos. Ao ser sabatinada, Rosa Weber disse que magistrados envolvidos em esquemas de corrupção devem sofrer punição exemplar.

A posse de Rosa Weber, no lugar de Ellen Grace, mantém a participação da mulheres na Justiça, que tem amplo domínio masculino. Das 11 cadeiras do STF, por exemplo, nove são ocupadas por homens. Rosa Weber chega para fazer companhia a Cármen Lúcia, autora da Editora Fórum com a obra “Direito para Todos“.

No STJ, a situação é a mesma. São 28 homens e apenas 5 mulheres.No Tribunal Superior do Trabalho (TST), cinco mulheres e 22 homens. No Superior Tribunal Militar, apenas uma mulher entre 15 homens, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são duas mulheres e cinco homens. Nos últimos cinco anos, a proporção de homens e mulheres ficou praticamente a mesma.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *